Há pouco mais de um mês, o executivo Stefan Ketter, presidente para a América Latina da Fiat Chrysler Automobiles (FCA), afirmou que a marca iria manter todos os investimentos previstos para o país. “É preciso acreditar no Brasil”, disse o executivo durante o lançamento da picape Toro. Provando que segue acreditando no Brasil, a marca lançará, em abril, o subcompacto Mobi. Modelo chega para estrear no segmento de entrada, um dos mais afetados pela crise automotiva.
O modelo já está em produção na fábrica de Betim, como mostra nosso flagra no último sábado. A marca já faz estoque do subcompacto e começará a distribuição para as revendas nas próximas semanas. O Mobi é construído em cima de uma plataforma híbrida, que tem a mesma frente do trio Uno, Palio e Grand Siena, enquanto a parte de trás da arquitetura é nova.
COMO É A frente do Mobi é alta e o capô tem dois vincos, que fazem jogo com a grade superior, pintada em black piano, com duas barras, e lembra a do SUV Freemont. O hatch terá a frente alta como a do Uno, mas os faróis são estreitos e invadem as laterais. O capô, com vincos, termina na grade, que definirá o novo estilo visual da marca. Na traseira, as lanternas têm formato redondo e, acima dela, uma peça plástica em black piano faz conjunto com a tampa traseira, que é toda de vidro é bem curta. O para-choque traseiro abriga a placa de identificação e é bem alto.
DENTRO Para privilegiar o espaço aos ocupantes de trás, o banco está instalado praticamente em cima do eixo traseiro. Por isso, o porta-malas do Mobi é bem pequeno e nas estimativas mais otimistas não passará de 200 litros de capacidade.
MOTOR A Fiat tinha planos de lançar o X1H com o novo motor 1.0 GSE, porém, o propulsor 1.0 de três cilindros e seis válvulas chegará somente em 2017. No lançamento, o compacto será equipado com motor 1.0 Fire EVO renovado, com melhorias para ficar um pouco mais potente e econômico. O câmbio será o manual de cinco velocidades.
Tem Jeep também
E não é só no segmento de compactos que o grupo FCA prepara novidades para o Brasil. Outro que já está na fase de testes de rua é um novo Jeep, modelo intermediário entre o Renegade e o Cherokee, flagrado no Centro de Belo Horizonte. Ele será produzido na fábrica da FCA em Goiana, Pernambuco, e tem estreia prevista para o Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro. Com porte avantajado, o novo Jeep deve substituir o Compass, sendo lançado oficialmente no início de 2017, chegando ao mercado em seguida.