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Conheça os detalhes técnicos da nova Volkswagen Space Cross

Conheça todos os detalhes e os principais concorrentes diretos da nova aventureira

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Foto:

Nas laterais, destacam-se a altura elevada da suspensão e as imitações de estribos laterais

AVALIAÇÃO TÉCNICA

ACABAMENTO DA CARROCERIA

Os acabamentos plásticos que envolvem a curvatura dos para-lamas e encobrem as soleiras e para-choques apresentam boa montagem, assim como o capô. A pintura tem bom acabamento. A tampa traseira está descentralizada e as quatro portas têm montagem aceitável. REGULAR

VÃO DO MOTOR

O acesso à manutenção em geral é bom e a sistematização dos vários componentes está benfeita. O resultado do isolamento acústico, presente somente no painel de fogo, é satisfatório em relação ao habitáculo. POSITIVO

ALTURA DO SOLO

Esta versão não é equipada com proteção por chapa em aço para o cárter e a caixa de marchas. Com a elevação das suspensões (em 33mm na frente e 35mm atrás) não foram reveladas interferências com o solo em nosso percurso de prova, numa utilização normal do veículo sobre piso de terra batida com imperfeições usuais, transposição de quebra-molas e saídas de garagem com desnível. POSITIVO

CLIMATIZAÇÃO

O sistema é por comando manual. São quatro os difusores de ar no painel, que têm boa angulação e vazão, além de baixo nível de ruídos, mesmo na velocidade máxima. Apresentou bom funcionamento e o tempo gasto para dar a sensação de conforto em todo o habitáculo foi aceitável. Mas não há saídas específicas reguláveis para os passageiros de trás. POSITIVO

FREIOS

Apresentaram bom comportamento dinâmico no uso na cidade e na estrada, estando o ABS com calibragem satisfatória. Sistema tem reações balanceadas nos dois eixos e apresentou boa desaceleração. O pedal de freio tem boa sensibilidade e não ocorreu superaquecimento depois de uso constante em longa descida sinuosa. POSITIVO

CÂMBIO

As relações de marchas/diferencial atendem razoavelmente a dirigibilidade no uso misto, mas as trocas são constantes numa topografia irregular (cidade/estrada) quando o veículo está carregado e com ar-condicionado ligado. A qualidade de engate é ótima e aceitável o nível de ruídos de funcionamento do trambulador. POSITIVO

MOTOR

A dinâmica proporcionada é satisfatória, com aceleração e retomadas de velocidade razoáveis para a cilindrada e peso do veículo. O ganho no rendimento com álcool é muito pequeno em relação ao com gasolina. O nível de ruídos de funcionamento é aceitável, mesmo quando se usa apenas álcool. Com o veículo carregado com 400 quilos de carga útil e ar-condicionado ligado, a perda no rendimento é bem sentida, mas ainda assim atende bem a uma condução normal e dentro da lei. POSITIVO

VEDAÇÃO

Boa contra água e poeira. POSITIVO

NÍVEL INTERNO DE RUÍDOS

O efeito aerodinâmico é evidente a partir de 110km/h. Os ruídos no habitáculo surgem ao trafegar sobre pisos irregulares. NEGATIVO

SUSPENSÃO

É um automóvel rápido em curvas (merecia pneus de uso misto), com excelente estabilidade e mínima inclinação da carroceria, mesmo com a alteração da geometria e altura do solo desta versão. O conforto de marcha é razoável com somente condutor, mas a perda é significativa quando o veículo está carregado e com a pressão correta dos pneus para esta condição (32lbs na dianteira e 38lbs na traseira). REGULAR

Volante multifunção facilita o acesso aos comandos do som e do computador de bordo

DIREÇÃO

O volante tem boa pega e tamanho e a coluna de direção regula em altura e distância. O sistema é assistido, com cargas muito bem definidas, apresentando ótima sensibilidade e reações diretas bem homogêneas. É preciso na reta e em curvas. O efeito retorno tem boa velocidade e o diâmetro de giro (10,4m) agrada em manobras de estacionamento. POSITIVO

ILUMINAÇÃO

Sistema tem sensor crepuscular. A iluminação do habitáculo (zona do teto) é composta por duas lanternas nas laterais traseiras para os passageiros de trás e outra com duplo spot fixo integrado na zona anterior, com resultado satisfatório. O grupo óptico anterior tem construção com duplo refletor e apresentou boa eficiência no baixo e no alto, e tem auxílio de faróis de neblina embutidos no para-choque, mas não tem regulagem elétrica de altura em função da carga transportada. Conta com luzes de cortesia no porta-malas, porta-luvas e para-sóis. REGULAR

LIMPADOR DO PARA-BRISA

O sistema tem sensor de chuva. Os esguichos do para-brisa são do tipo spray em V, que, quando acionados, ativam automaticamente as palhetas de boa qualidade, que varrem uma área razoável. No vidro traseiro o sistema é também eficiente. O acesso ao reservatório de água no vão do motor é fácil. POSITIVO

ESTEPE/MACACO

O estepe tem a roda em aço, mas o pneu é igual aos de uso. Ele está instalado no porta-malas, no assoalho, e o kit de troca, encaixado dentro dele. Não tem porca autoadaptadora antifurto.A operação de troca é normal, mas é

necessário retirar as tampas plásticas de acabamento da cabeça dos parafusos com ferramenta especifica. POSITIVO

ALARME

O sistema é completo, com chave de ignição tipo canivete codificada e controle remoto inserido nela. Existe proteção volumétrica no habitáculo e perimétrica das partes móveis. Ao dar comando para travar as portas, os vidros sobem automaticamente. O sistema antiesmagamento (somente vidros dianteiros) funcionou bem. POSITIVO

VOLUME DO PORTA-MALAS

O declarado pela fábrica é de 430 litros, o mesmo encontrado com o banco traseiro na posição normal e a tampa do bagagito fechada.

(*) Avaliações do engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan

Banco traseiro tem três apoios de cabeça

PALAVRA DE ESPECIALISTA

Detalhes que

fazem falta

DANIEL RIBEIRO FILHO

ENGENHEIRO

É uma boa opção de utilização familiar para quatro pessoas no uso na cidade e em rodovias asfaltadas e estradas de terra batida de fins de semana. O espaço interno e capacidade do porta-malas são razoáveis. O carro apresentou-se bem vedado à poeira (vidros fechados e ventilação interna forçada na máxima velocidade para %u201Cpressurizar%u201D o habitáculo). A mecânica (motor, câmbio, suspensão, freios e direção) tem bom acerto, além da boa confiabilidade da marca nestes quesitos. Para esta versão Cross, faltaram os pneus de uso misto, que influenciam no handling na terra (seca e molhada), além do efeito visual a que o nome desta versão induz.

Quanto custa

A perua VW Space Cross com câmbio manual tem preço sugerido de R$ 57.990. Com todos os opcionais, essa versão chega a R$ 62.670. A opção com câmbio I-Motion tem preços sugeridos de R$ 60.690 (básica) e R$ 65.580 (completa).

Porta-malas tem capacidade para 430 litros