Que tal unir o espaço de um sedã com o desempenho de um esportivo? Nos últimos meses foram dois lançamentos com esse perfil. A Peugeot trouxe uma versão arisca do 408, enquanto a Renault %u201Cataca%u201D com o Fluence GT. Ambos se unem ao poderoso Volkswagen Jetta 2.0 TSI nesSa nobre causa. Tudo bem, não chegam a ser esportivos na roupagem, mas aceleram como poucos. Sabe aquela sensação de ser empurrado contra o banco quando o turbocompressor entra em ação? Então, é disso que estamos falando.
Fluence O GT alcança os 100km/h em 8 segundos e sua velocidade máxima é de 220km/h. O câmbio de seis marchas tem relações alongadas, porém quase 80% da potência já está disponível a 1.500rpm. A suspensão dessa versão nervosa é mais firme, mas a distância do solo é normal. Trata-se do primeiro modelo do nosso mercado a ganhar um trato da Renault Sport, divisão responsável pelos modelos nervosos da marca francesa. A roupagem esportiva é discreta: spoiler dianteiro, saias laterais, aerofólio, extrator de ar e rodas exclusivas. No interior, além dos bancos em couro, que apoiam melhor o motorista, volante com costuras vermelhas e pedais em alumínio dão o toque de esportividade. O Fluence GT é o modelo mais caro vendido pela Renault no Brasil, porém tem uma boa relação custo/benefício. A versão única vem com itens como teto solar e GPS, além de airbags (frontais, laterais e de cortina), freios ABS com EBD, controle eletrônico de estabilidade e de tração. O modelo está disponível nas cores branca, vermelha e preta.
Jetta Por fora também é discreto e a única coisa que entrega o temperamento forte desse sedã são as três letras mágicas TSI, que dizem que o motor turbo é alimentado com injeção direta de combustível. Isso aliado a um esperto câmbio automatizado de dupla embreagem de seis velocidades faz com que o Jetta acelere até os 100km/h em 7,3 segundos. A velocidade máxima é de 238km/h. Além do modo esportivo, o câmbio faz trocas sequenciais na alavanca ou nas aletas atrás do volante. A suspensão é firme. O interior também é bem comportado. O fato de ser fabricado no México permite que o foguetinho de três volumes chegue a um preço possível, porém o navegador, bancos integralmente em couro e faróis de xênon são opcionais. O pacote de segurança inclui airbags dianteiros e laterais, freios a ABS, controle de estabilidade e tração.
408 A chegada desse %u201Chermano%u201D, que acelera até os 100km/h em 8,3 segundos e alcança a velocidade máxima de 213km/h, salvou a reputação do 408. Pudera, já que o desempenho do motor 2.0 com câmbio automático de quatro marchas deixou o carro com fama de %u201Cboi deitado%u201D. Já esse 1.6 turbo, exemplo da eficiência do downsizing, levantou o leão. Afinal, o coração de leão é alemão. Trata-se de um projeto comum entre o grupo PSA (Peugeot e Citroën) e a BMW. O câmbio automático de seis velocidades, com opção de troca sequencial e modo esportivo, contribui para melhorar a performance do sedã. Quer mais um aspecto positivo? Ele é econômico. Para não tombar nas curvas, a suspensão é mais rígida. Na aparência externa a esportividade está nas rodas em liga leve de 17 polegadas e no teto solar. No interior o humor do motor está no volante esportivo em couro, mostradores com fundo branco, soleiras das portas e pedaleira em alumínio. A lista de equipamentos de segurança inclui seis airbags, freios ABS e controles de tração e estabilidade. O navegador é de série.