A Honda e a equipe Dynamics, que disputa a categoria turismo no Reino Unido, se uniram com um objetivo um tanto incomum: criar o cortador de grama mais veloz do mundo. À primeira vista pode parecer estranho, mas, como existem diversos torneios envolvendo esse tipo de máquina mundo afora, é possível que haja algum mercado para o veículo. O resultado desta empreitada foi mostrado no Sema Show (evento terminou na útlima semana em Las Vegas), principal mostra de veículos customizados do mundo.
Veja mais fotos do cortador de gramas!
Batizado como Mean Mower, algo como Cortador Malvado, a máquina impõe respeito. E olha que um dos desafios da equipe era manter ao máximo a aparência original do cortador, incluindo a capacidade de cortar grama. O trabalho foi feito em cima de um HF2620 (um modelo de cortador da Honda). Uma nova estrutura foi instalada para deixar o veículo mais leve, porém mais forte e seguro. Dentro da bolsa que armazena a grama cortada foram colocados o tanque de combustível, um radiador de óleo e mais um radiador secundário a água.
O toque estético é o assento esportivo, ponteira de escapamento Scorpion (são 130 decibéis de ruído) e as rodas do quadriciclo Honda ATV, com pneus supermacios para ganhar aderência. A suspensão foi feita sob medida. Os freios e vários outros componentes foram tirados de uma motocicleta Honda VTR Firestorm, inclusive o motor de 1.000cm³ de cilindrada. Quer se surpreender? Vamos aos números deste Mean Mower.
São 110cv de potência e 9,7kgfm de torque que, considerando seus 140kg, estabelece uma relação entre peso e potência de 1,27kg/cv. É mais que a de um Bugati Veyron Super Sport, um dos superespotivos mais rápidos do mundo, que atinge a velocidade máxima de 429km/h. A velocidade máxima do nosso cortador de grama não chega a tanto, mas impressiona: 210km/h. Ele acelera até os 100km/h em 4 segundos. É muito! Para você ter ideia, é menos tempo que um Maserati Gran Turismo Sport, ou um Porsche 911, e quase empata com um Lamborghini Gallardo.
Também para reduzir peso, a estrutura dos dois cortadores foi feita em fibra de vidro e ganhou motores elétricos. Assim é possível cortar grama a até 24km/h, de acordo com a Honda o dobro da velocidade de um modelo convencional.