De Chongqing, China – O plano de crescimento da Lifan no Brasil inclui a chegada de novos modelos nos próximos meses. Depois de apresentar o SUV X60, a montadora chinesa prepara o terreno para o lançamento de dois sedãs (um compacto e um médio) e uma picape. O próximo a desembarcar no país é o sedã compacto 530, que o Vrum conheceu nesta terça-feira (30), na fábrica da Lifan em Chongqing, província no interior da China que possui uma população estimada em quase 10 milhões de habitantes.
O Lifan 530 chegará ao Brasil nos próximos meses e terá muito trabalho para disputar mercado em um segmento que tem Volkswagen Voyage, Fiat Grand Siena, GM Cobalt, Renault Logan, Hyundai HB20S, Toyota Etios e Jac J3 Turin. Assim como os outros chineses, a aposta da Lifan será na entrega de muitos itens de série com preço competitivo. O 530 é uma atualização do 520 e chegará ao mercado local com motor 1.5 VVT de 103 cv de potência e 13,3 kgfm de toque acoplado a um câmbio manual de cinco velocidades.
O primeiro dia do Vrum na China foi marcado pela visita à fábrica da Lifan onde são produzidos os modelos X60 (SUV), 330 (hatch compacto), 620 (sedã médio) e 530 (sedã compacto). O Brasil também receberá a nova atualização do 620, que passa a se chamar 630. O três volumes será importado com motor 1.8 de 133 cv e 17,1 kgfm de torque. A transmissão é manual de cinco velocidades.
Já o pequeno 330, que no Brasil era vendido como 320 e ficou conhecido pela aparência similar a dos carros ingleses da Mini, não tem planos para voltar a ser vendido em nosso mercado neste primeiro momento.
A fábrica em Chongquing tem capacidade para produzir 150 mil carros por ano. Atualmente, ela tem produção de 2 mil unidades por mês. Na quarta-feira (31), a equipe do Vrum conhecerá a planta da Lifan para veículos comerciais, onde terá contato com a picape que também será vendida no Brasil.
Mais detalhes dos carros que chegarão ao mercado nacional você acompanha aqui no portal Vrum até o fim desta semana.