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Consumidor já paga mais pelo carro 0km

Em janeiro, 2% do imposto voltou a ser recolhido. Até junho, ele subirá gradualmente

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Modelos com motor 1.0 passaram a recolher 2% de imposto neste início de ano

Depois de muitas prorrogações, o famoso IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) começa a retornar de forma gradual no início deste ano de 2013 para os automóveis de passeio. Com o período dos festejos natalinos e a virada do ano, os lojistas sentem ainda mais a ressaca no movimento dos seus empreendimentos. No entanto, o repasse da alíquota não deverá gerar grande impacto nas vendas.

Modelos com motor 1.0, que tinham o desconto do IPI, passarão a recolher 2% de imposto. Para a superintendente do grupo Meira Lins, Maria Helena Amorim Alves, os números das vendas de novos deverão cair no início deste ano por causa dos feriados do réveillon. "As lojas estão esvaziadas, mas acredito que é por conta da retomada de ano, muita gente viajando. Não associamos esse desaquecimento por causa do IPI, ainda em janeiro devemos voltar a ter mais movimentação", considerou Maria Helena.

Desde ontem, primeiro dia útil de janeiro, o imposto começou a subir. De abril até junho, o IPI atingirá os 3,5%. Em julho, a alíquota crescerá até os 7%, de acordo com as previsões do próprio governo.

Porém, nos modelos com motores de 1.0 litro a 2.0 litros com tecnologia flexível de combustível, a alíquota subirá de 5,5% para 7% até março. Para abril, um novo reajuste é aguardado, quando subirá para 9%, podendo até alcançar os 11% em julho.

A decisão do Ministério da Fazenda de retomar o IPI, de forma gradativa, é apontada com uma alternativa para manter as vendas no setor automotivo. A primeira redução do IPI foi anunciada em 21 de maio de 2012, mas apenas agora está se efetivando.