A Copa do Mundo é um evento tão grandioso que acaba servindo como trampolim para a venda de diferentes produtos: inclusive automóveis. Ao longo das várias edições do torneio, não foram poucas as marcas que já lançaram séries especiais alusivas a ele. Tanto que deu até para fazer um listão!
Séries especiais em alusão à Copa do Mundo
O VRUM enumerou 10 séries especiais que, de algum modo, fizeram homenagem à Copa do Mundo. Cabe destacar que todos os carros do listão são nacionais. Confira!
1. Volkswagen Gol Copa (1982, 1994 e 2006)
No Brasil, o precursor das séries especiais alusivas à Copa do Mundo foi o Volkswagen Gol. O modelo surgiu em 1982, quando a Seleção Brasileira jogava um futebol ofensivo e envolvente, encabeçado por Zico. O escrete canarinho acabou derrotado pela Itália, porém o hatch fez enorme sucesso. Tanto que o fabricante reeditou a edição comemorativa em 1994 e em 2006, mas sem o brilho da primeira fornada.
Gosta das antigas versões do Gol? Então assista ao vídeo com um GTi 1994 impecável!
- Acompanhe o VRUM também no YouTube!
2. Chevrolet Kadett Turim (Copa do Mundo de 1990)
A Chevrolet se inspirou na Itália, que sediava a Copa do Mundo de 1990, para lançar o Kadett Turim, em referência a uma das sedes do torneio. O hatch tinha pintura prata e alguns itens da versão esportiva GS (substituída pela GSi no ano seguinte), como os bancos Recaro, mas mecânica igual à das configurações SL e SL/E.
3. Chevrolet Monza Club (Copa do Mundo de 1994)
Em 1994, a Chevrolet voltou a homenagear a Copa do Mundo, dessa vez com o Monza Club. A primeira fornada tinha pintura vinho (vermelho Schumann) e rodas de liga leve de 13 polegadas. Contudo, entusiasmada com as boas vendas - e, talvez, também com o tetracampeonato da Seleção Brasileira -, o fabricante lançou uma segunda safra, na cor azul Cezanne, com rodas de aro 14 e lanternas fumê.
4. Chevrolet Corsa, Corsa Pick-up e S10 Champ (1998)
Ao que parece, a Chevrolet gostou da ideia de desenvolver séries especiais alusivas à Copa do Mundo ao longo da década de 1990. Tanto que, em 1998, disponibilizou essa opção para nada menos que três produtos: Corsa, Corsa Pick-up e S10. Todos podiam vir nas cores verde ou azul e traziam faixas adesivas amarelas.
5. Volkswagen Gol Sport (Copa do Mundo de 2002)
Tudo bem que o nome Sport é bastante genérico, mas a Volkswagen o escolheu para batizar uma série comemorativa do Gol alusiva à Copa do Mundo de 2002. Esse modelo acabou ficando meio perdido em meio a outras edições especiais que o hatch teve no início dos anos 2000, como Trend, Fun e Highway. Porém, acertou por ter sido lançada bem no ano em que a Seleção Brasileira conquistou o penta.
6. Citroën Xsara Picasso Seleção (Copa do Mundo de 2006)
Pouca gente se lembra, mas a Citroën também já celebrou a Copa do Mundo com uma série especial. Isso ocorreu durante o mundial de 2006, disputado da Alemanha, quando a marca francesa lançou o Xsara Picasso Seleção. A edição comemorativa era limitada a 4.000 unidades e podia vir com motores 1.6 ou 2.0.
7. Volkswagen Gol Seleção (2010 e 2014); Voyage e Fox Seleção (2014)
Durante a trajetória do Gol, não faltaram séries especiais em homenagem ao maior torneio de futebol do planeta . Depois das edições Copa e Sport, foi a vez da Seleção, em 2010, que tinha chancela da CBF e carroceria pintada de azul. Em 2014, o fabricante reeditou a versão e ainda a estendeu ao sedan Voyage e ao hatch Fox, com uma paleta maior de cores: além de azul, havia amarelo, preto, prata e branco.
8. Chevrolet Onix Seleção (2015)
A Copa do Mundo não teve uma relação direta com o Onix Seleção. O modelo, inclusive, foi lançado em 2015, ano em que o torneio não ocorreu. Explica-se: a Chevrolet era patrocinadora do escrete canarinho, mas não do mundial. Até aí, tudo bem! difícil mesmo é justificar a cor preta escolhida para a série especial. Talvez fosse um sinal de luto em relação à derrota por 7 a 1 para a Alemanha, ocorrida em 2014.
9. Fiat Argo Seleção 2019
Pois é, o nome Seleção é uma espécie de coringa, utilizado por vários fabricantes para batizar séries especiais. O caso do Argo é semelhante ao do Uno: a Fiat não patrocinava a Copa do Mundo, mas queria, de algum modo, tirar proveito comercial do evento. Pelo menos, em 2019, ano em que o torneio nem ocorreu, a marca italiana optou por um batismo menos ambíguo.
Confira a avaliação em vídeo do Fiat Argo Trekking:
- O VRUM está também no Dailymotion: acompanhe!
10. Hyundai HB20 e HB20S Copa do Mundo (2014, 2018 e 2022)
Nas últimas edições, quem tem tirado proveito da Copa do Mundo é a Hyundai, sempre os modelos da linha HB20: desde a primeira edição, a série especial é oferecida para as duas configurações de carroceria. Natural, uma vez que a marca sul-coreana é patrocinadora do evento. Os preços partem de R$87.990, no caso do hatch com motor 1.0 de aspiração natural, e chegam a R$111.790 para o sedan 1.0 turbo.
Bônus: Fiat Uno Rua (2014)
A série especial Rua, do Fiat Uno, entrou como bônus porque foi um tanto ambígua. Em tese, era uma homenagem à Copa do Mundo de 2014, sediada justamente pelo Brasil. Porém, na prática, ela tentava agradar também aos opositores: é que, nos meses que antecederam o evento, milhares de manifestantes marcharam em diversas cidades do país, entoando, entre outras palavras de ordem, "vem pra rua".