UAI

Copa do Mundo: relembre 10 carros que celebraram o torneio

Há décadas, fabricantes apostam em séries especiais que fazem alusão ao mundial

Publicidade
Hyundai tem lançado a série especial Copa do Mundo a cada quatro anos, desde 2014
Hyundai tem lançado a série especial Copa do Mundo a cada quatro anos, desde 2014 Foto: Hyundai tem lançado a série especial Copa do Mundo a cada quatro anos, desde 2014

A Copa do Mundo é um evento tão grandioso que acaba servindo como trampolim para a venda de diferentes produtos: inclusive automóveis. Ao longo das várias edições do torneio, não foram poucas as marcas que já lançaram séries especiais alusivas a ele. Tanto que deu até para fazer um listão!

Séries especiais em alusão à Copa do Mundo

O VRUM enumerou 10 séries especiais que, de algum modo, fizeram homenagem à Copa do Mundo. Cabe destacar que todos os carros do listão são nacionais. Confira!

1. Volkswagen Gol Copa (1982, 1994 e 2006)

No Brasil, o precursor das séries especiais alusivas à Copa do Mundo foi o Volkswagen Gol. O modelo surgiu em 1982, quando a Seleção Brasileira jogava um futebol ofensivo e envolvente, encabeçado por Zico. O escrete canarinho acabou derrotado pela Itália, porém o hatch fez enorme sucesso. Tanto que o fabricante reeditou a edição comemorativa em 1994 e em 2006, mas sem o brilho da primeira fornada.

Gosta das antigas versões do Gol? Então assista ao vídeo com um GTi 1994 impecável!

https://www.youtube.com/watch?v=ShbaF1X85Dw

2. Chevrolet Kadett Turim (Copa do Mundo de 1990)

Chevrolet Kadett 1990 série especial Turim de traseira com estádio do Pacaembu ao fundo
Kadett Turim tinha rodas de liga leve diamantadas (Foto: Chevrolet/Divulgação)

A Chevrolet se inspirou na Itália, que sediava a Copa do Mundo de 1990, para lançar o Kadett Turim, em referência a uma das sedes do torneio. O hatch tinha pintura prata e alguns itens da versão esportiva GS (substituída pela GSi no ano seguinte), como os bancos Recaro, mas mecânica igual à das configurações SL e SL/E.

3. Chevrolet Monza Club (Copa do Mundo de 1994)

Em 1994, a Chevrolet voltou a homenagear a Copa do Mundo, dessa vez com o Monza Club. A primeira fornada tinha pintura vinho (vermelho Schumann) e rodas de liga leve de 13 polegadas. Contudo, entusiasmada com as boas vendas - e, talvez, também com o tetracampeonato da Seleção Brasileira -, o fabricante lançou uma segunda safra, na cor azul Cezanne, com rodas de aro 14 e lanternas fumê.

4. Chevrolet Corsa, Corsa Pick-up e S10 Champ (1998)

Chevrolet  Corsa Pick-up e S10 1998 da série especial Champ de frente
Além das caminhonetes Corsa Pick-up e S10, o Corsa hatch também teve a série Champ (Foto: Chevrolet/Divulgação)

Ao que parece, a Chevrolet gostou da ideia de desenvolver séries especiais alusivas à Copa do Mundo ao longo da década de 1990. Tanto que, em 1998, disponibilizou essa opção para nada menos que três produtos: Corsa, Corsa Pick-up e S10. Todos podiam vir nas cores verde ou azul e traziam faixas adesivas amarelas.

5. Volkswagen Gol Sport (Copa do Mundo de 2002)

Volkswagen Gol 2002 série especial Sport amarelo de frente
Gol Sport era discreto na decoração, que se resumia aos emblemas com uma bola estilizada (Foto: Volkswagen/Divulgação)

Tudo bem que o nome Sport é bastante genérico, mas a Volkswagen o escolheu para batizar uma série comemorativa do Gol alusiva à Copa do Mundo de 2002. Esse modelo acabou ficando meio perdido em meio a outras edições especiais que o hatch teve no início dos anos 2000, como Trend, Fun e Highway. Porém, acertou por ter sido lançada bem no ano em que a Seleção Brasileira conquistou o penta.

6. Citroën Xsara Picasso Seleção (Copa do Mundo de 2006)

Citroën Xsara Picasso 2006 série especial Seleção prata de frente
Em 2006, foi a vez da Citroën entrar no clima da Copa do Mundo com uma série especial do monovolume Xsara Picasso (Foto: Citroën/Divulgação)

Pouca gente se lembra, mas a Citroën também já celebrou a Copa do Mundo com uma série especial. Isso ocorreu durante o mundial de 2006, disputado da Alemanha, quando a marca francesa lançou o Xsara Picasso Seleção. A edição comemorativa era limitada a 4.000 unidades e podia vir com motores 1.6 ou 2.0.

7. Volkswagen Gol Seleção (2010 e 2014); Voyage e Fox Seleção (2014)

Durante a trajetória do Gol, não faltaram séries especiais em homenagem ao maior torneio de futebol do planeta . Depois das edições Copa e Sport, foi a vez da Seleção, em 2010, que tinha chancela da CBF e carroceria pintada de azul. Em 2014, o fabricante reeditou a versão e ainda a estendeu ao sedan Voyage e ao hatch Fox, com uma paleta maior de cores: além de azul, havia amarelo, preto, prata e branco.

8. Chevrolet Onix Seleção (2015)

Chevrolet Onix 2015 preto da série especial Seleção
Chevrolet Onix Seleção tinha até o distintivo da CBF, mas, curiosamente, vinha na cor preta (Foto: Chevrolet/Divulgação)

A Copa do Mundo não teve uma relação direta com o Onix Seleção. O modelo, inclusive, foi lançado em 2015, ano em que o torneio não ocorreu. Explica-se: a Chevrolet era patrocinadora do escrete canarinho, mas não do mundial. Até aí, tudo bem! difícil mesmo é justificar a cor preta escolhida para a série especial. Talvez fosse um sinal de luto em relação à derrota por 7 a 1 para a Alemanha, ocorrida em 2014.

9. Fiat Argo Seleção 2019

Fiat Argo 2019 série especial Seleção amarelo de frente
Argo seleção trazia faixas adesivas com cinco estrelinhas, em referência ao pentacampeonato (Foto: Fiat/Divulgação)

Pois é, o nome Seleção é uma espécie de coringa, utilizado por vários fabricantes para batizar séries especiais. O caso do Argo é semelhante ao do Uno: a Fiat não patrocinava a Copa do Mundo, mas queria, de algum modo, tirar proveito comercial do evento. Pelo menos, em 2019, ano em que o torneio nem ocorreu, a marca italiana optou por um batismo menos ambíguo.

Confira a avaliação em vídeo do Fiat Argo Trekking:

https://www.youtube.com/watch?v=absYEp-bS6Y

10. Hyundai HB20 e HB20S Copa do Mundo (2014, 2018 e 2022)

Hyundai HB20 e HB20S Série Especial Copa do Qatar.
Hyundai relançou a Série Especial Copa Mundo em 2022, durante o torneio no Catar (Foto: Hyundai/Divulgação)

Nas últimas edições, quem tem tirado proveito da Copa do Mundo é a Hyundai, sempre os modelos da linha HB20: desde a primeira edição, a série especial é oferecida para as duas configurações de carroceria. Natural, uma vez que a marca sul-coreana é patrocinadora do evento. Os preços partem de R$87.990, no caso do hatch com motor 1.0 de aspiração natural, e chegam a R$111.790 para o sedan 1.0 turbo.

Bônus: Fiat Uno Rua (2014)

Fiat Uno 2014 série especial Rua amarelo de frente
Nome "Rua" acabou ficando ambíguo na época do lançamento, quando manifestantes se opunham à realização da Copa (Foto: Fiat/Divulgação)

A série especial Rua, do Fiat Uno, entrou como bônus porque foi um tanto ambígua. Em tese, era uma homenagem à Copa do Mundo de 2014, sediada justamente pelo Brasil. Porém, na prática, ela tentava agradar também aos opositores: é que, nos meses que antecederam o evento, milhares de manifestantes marcharam em diversas cidades do país, entoando, entre outras palavras de ordem, "vem pra rua".