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Copa Libertadores - Prêmio é quase o mesmo

Técnicos disputam praticamente o mesmo carro

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Corolla SE-G brasileiro custa o dobro do preço do argentino

Pela segunda vez consecutiva, o técnico vencedor da Copa Libertadores da América vai receber um carro como prêmio. De 1999 a 2007, o melhor jogador das duas partidas finais, eleito por uma comissão julgadora, saía de campo com um automóvel 0 km. A mudança ocorreu para valorizar o trabalho do treinador, que tem muito mais funções além de ficar na beira do gramado. "Aos técnicos, estes grandes 'gerentes', o nosso reconhecimento", disse Luiz Carlos Andrade Junior, vice-presidente sênior da Toyota Mercosul.

O primeiro jogo da final, realizado em La Plata, na semana passada, acabou 0 a 0. Logo após a partida da noite de hoje, disputada no Mineirão, em Belo Horizonte, Adilson Batista, do Cruzeiro, ou Alejandro Sabella, treinador do Estudiantes, vai levar para casa um Toyota Corolla SE-G novo. Seja para a Argentina ou para o Brasil, o curioso é que o vencedor estará levando praticamente o mesmo sedã como prêmio, já que existem algumas coisas diferentes. Mas antes vamos falar dos pontos em comum.

As semelhanças entre o Corolla brasileiro e o argentino são o visual, o espaço interno e do porta-malas (470 litros), as opções de câmbio (manual de cinco marchas ou automático de quatro velocidades) e a lista de equipamentos. A versão SE-G, a topo de linha, sai de fábrica com faróis de Xenon com regulagem automática de altura e lavador, freio a disco nas quatro rodas com ABS e EBD, sensores de estacionamento e de chuva, acabamento interno no padrão madeira, direção eletro assistida, ar-condicionado digital, airbag duplo frontal e lateral, transmissão automática de quatro marchas, entre outros.

Igual, mas diferente
Porém, as diferenças é que chamam a atenção. A principal delas está no bolso. O Corolla SE-G tem preço sugerido de R$ 84.020 no Brasil, tendo apenas a pintura metálica como opcional, por R$ 890. Na Argentina, a versão mais requintada do sedã da Toyota pode ser encontrada por 99.900 pesos, o equivalente a R$ 49.950 - com a cotação da moeda argentina de hoje (15/07). Com a difereça de R$ 34.070 é possível comprar um outro veículo no Brasil, como Palio, Siena, Strada, Gol, Voyage, Fox, Celta, Corsa, Prisma, Ka, Fiesta, Sandero, Logan e 206.

Outro ponto diferente entre os Corollas está debaixo do capô. No país vizinho, o motor é o 1.8 16V, com comando de válvulas variável, que desenvolve 132 cv de potência e 17,3 mkgf de torque, unicamente com gasolina. Por aqui, o propulsor 1.8 da Toyota é o quase mesmo, já que ele conta com a tecnologia bicombustível. Quando abastecido com o combustível fóssil, ele gera os mesmos 132 cv e 17,3 mkgf. Quando o tanque está cheio de álcool, a potência aumenta para 136 cv e o torque vai para 17,5 mkgf.

A verdade é que o técnico que ganhar o carro vai estar mesmo com o pensamento num futuro não muito distante. A equipe vencedora do torneio continental tem garantida a sua participação no Mundial de Clubes da Fifa, que será disputada no mês de dezembro reunindo, além do campeão pela Confederação Sul-Americana de Futebol, os vencedores dos torneios da América do Norte e Central, Oceania, Europa, Oriente Médio, Ásia e África.

Ano Melhor jogador Clube Prêmio
1999 Marcos Palmeiras (BRA) Corolla
2000 Oscar Córdoba Boca Juniors (ARG) Corolla
2001 Juan Roman Riquelme Boca Juniors (ARG) Hilux
2002 Sergio Ortemann Olímpia (PAR) Corolla
2003 Carlos Tevez Boca Juniors (ARG) Corolla
2004 Viafra Once Caldas (COL) Corolla
2005 Amoroso São Paulo (BRA) Corolla Fielder
2006 Fernandão Internacional (BRA) Corolla
2007 Juan Roman Riquelme Boca Juniors (ARG) Corolla

Ano Técnico Clube Prêmio
2008 Edgardo Bauza LDU (EQU) Corolla
2009 Alejandro Sabella Estudiantes (ARG)
Corolla


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