Pela segunda vez consecutiva, o técnico vencedor da Copa Libertadores da América vai receber um carro como prêmio. De 1999 a 2007, o melhor jogador das duas partidas finais, eleito por uma comissão julgadora, saía de campo com um automóvel 0 km. A mudança ocorreu para valorizar o trabalho do treinador, que tem muito mais funções além de ficar na beira do gramado. "Aos técnicos, estes grandes 'gerentes', o nosso reconhecimento", disse Luiz Carlos Andrade Junior, vice-presidente sênior da Toyota Mercosul.
O primeiro jogo da final, realizado em La Plata, na semana passada, acabou 0 a 0. Logo após a partida da noite de hoje, disputada no Mineirão, em Belo Horizonte, Adilson Batista, do Cruzeiro, ou Alejandro Sabella, treinador do Estudiantes, vai levar para casa um Toyota Corolla SE-G novo. Seja para a Argentina ou para o Brasil, o curioso é que o vencedor estará levando praticamente o mesmo sedã como prêmio, já que existem algumas coisas diferentes. Mas antes vamos falar dos pontos em comum.
As semelhanças entre o Corolla brasileiro e o argentino são o visual, o espaço interno e do porta-malas (470 litros), as opções de câmbio (manual de cinco marchas ou automático de quatro velocidades) e a lista de equipamentos. A versão SE-G, a topo de linha, sai de fábrica com faróis de Xenon com regulagem automática de altura e lavador, freio a disco nas quatro rodas com ABS e EBD, sensores de estacionamento e de chuva, acabamento interno no padrão madeira, direção eletro assistida, ar-condicionado digital, airbag duplo frontal e lateral, transmissão automática de quatro marchas, entre outros.
Igual, mas diferente
Porém, as diferenças é que chamam a atenção. A principal delas está no bolso. O Corolla SE-G tem preço sugerido de R$ 84.020 no Brasil, tendo apenas a pintura metálica como opcional, por R$ 890. Na Argentina, a versão mais requintada do sedã da Toyota pode ser encontrada por 99.900 pesos, o equivalente a R$ 49.950 - com a cotação da moeda argentina de hoje (15/07). Com a difereça de R$ 34.070 é possível comprar um outro veículo no Brasil, como Palio, Siena, Strada, Gol, Voyage, Fox, Celta, Corsa, Prisma, Ka, Fiesta, Sandero, Logan e 206.
Outro ponto diferente entre os Corollas está debaixo do capô. No país vizinho, o motor é o 1.8 16V, com comando de válvulas variável, que desenvolve 132 cv de potência e 17,3 mkgf de torque, unicamente com gasolina. Por aqui, o propulsor 1.8 da Toyota é o quase mesmo, já que ele conta com a tecnologia bicombustível. Quando abastecido com o combustível fóssil, ele gera os mesmos 132 cv e 17,3 mkgf. Quando o tanque está cheio de álcool, a potência aumenta para 136 cv e o torque vai para 17,5 mkgf.
A verdade é que o técnico que ganhar o carro vai estar mesmo com o pensamento num futuro não muito distante. A equipe vencedora do torneio continental tem garantida a sua participação no Mundial de Clubes da Fifa, que será disputada no mês de dezembro reunindo, além do campeão pela Confederação Sul-Americana de Futebol, os vencedores dos torneios da América do Norte e Central, Oceania, Europa, Oriente Médio, Ásia e África.
Ano | Melhor jogador | Clube | Prêmio |
1999 | Marcos | Palmeiras (BRA) | Corolla |
2000 | Oscar Córdoba | Boca Juniors (ARG) | Corolla |
2001 | Juan Roman Riquelme | Boca Juniors (ARG) | Hilux |
2002 | Sergio Ortemann | Olímpia (PAR) | Corolla |
2003 | Carlos Tevez | Boca Juniors (ARG) | Corolla |
2004 | Viafra | Once Caldas (COL) | Corolla |
2005 | Amoroso | São Paulo (BRA) | Corolla Fielder |
2006 | Fernandão | Internacional (BRA) | Corolla |
2007 | Juan Roman Riquelme | Boca Juniors (ARG) | Corolla |
Ano | Técnico | Clube | Prêmio |
2008 | Edgardo Bauza | LDU (EQU) | Corolla |
2009 | Alejandro Sabella | Estudiantes (ARG) | Corolla |
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