UAI

Corolla brasileiro é mais fraco que o europeu. Saiba o motivo

Expectativa era que a versão híbrida ganhasse performance, já que os atuais 122cv são muito pouco para o sedan médio

Publicidade
Toyota Corolla ganha inovações tímidas na linha 2024
Toyota Corolla ganha inovações tímidas na linha 2024 Foto: Toyota Corolla ganha inovações tímidas na linha 2024

O modelo 2024 do Toyota Corolla chegou às concessionárias brasileiras na última semana, mas sem ter recebido uma atualização bastante aguardada. Não é segredo que a motorização híbrida do sedan médio (assim como o SUV que lhe empresta o nome) deixa muito a desejar quanto ao desempenho.

A esperança era que a motorização híbrida do Toyota Corolla 2024 brasileiro recebesse a mesma atualização que o modelo ganhou na Europa, o que lhe rendeu um significativo ganho de potência.

No Brasil, o Toyota Corolla híbrido tem motor 1.8 flex a combustão interna - com 98cv (quando abastecido com gasolina) e 101cv (com etanol) - e um elétrico de 72cv. A potência combinada é de 122cv, realmente muito pouco.

Na Europa, com a atualização, a potência combinada do conjunto híbrido é de 142cv, sendo 98cv do propulsor a gasolina e 95cv do elétrico (é isso mesmo, a potência combinada não é uma simples soma dos números de cada motor).

Motor 2.0 do Toyota Corolla teve potência reduzida

Para piorar as coisas, a motorização 2.0 flex aspirada que equipa as versões de entrada do Toyota Corolla no Brasil "perdeu cavalos". Agora, esse propulsor entrega até 175cv de potência e 21,3kgfm de torque, ou seja, 2cv e 0,1kgfm a menos. É uma diferença pequena, provavelmente não fará muita diferença na prática, mas não deixa de ser uma perda.

Parece que, no Brasil, a ideia da Toyota é privilegiar o baixo consumo de combustível, em detrimento de uma melhor performance do sedan médio. Com essa redução em desempenho, o consumo do motor 2.0 flex reduziu: na cidade, o veículo consome 12,3km/l com gasolina e 8,6km/l com etanol. Na estrada, o consumo é de 14,9km/l com gasolina e 10,7km/l com etanol.

Na cidade, a motorização híbrida do Toyota Corolla tem consumo de 18,5km/l com gasolina e 12,8km/l com etanol. Na estrada, o consumo com gasolina é de 15,7km/l e 11,1km/l com etanol. Para quem estranhou o consumo mais alto de combustível na estrada em relação à cidade, essa situação é normal nos híbridos, já que o motor elétrico quase não é utilizado em situação de rodovia.