A Toyota emitiu uma dica técnica à sua rede de concessionárias que evidencia a existência de problemas ligados aos sistema de injeção direta dos modelos Corolla e Corolla Cross.
"Desde o lançamento dos motores 2.0 com injeção direta no Corolla 2020 estamos evoluindo na melhoria da peça e do diagnóstico dos sintomas relacionados a injeção desta motorização para melhor atender ao mercado brasileiro", diz o documento.
Portanto, se você tem um desses modelos, fique atento a sintomas como:
- Dificuldade na partida ou partida longa;
- Motor falhando ou marcha lenta irregular;
- Luz de advertência acesa / mensagem no painel de instrumentos.
Corolla e Corolla Cross receberam atualização
No documento, a Toyota explica que desde o lançamento do Corolla Sedã, em setembro de 2019, acompanha esses sintomas, tendo inclusive realizado uma melhoria nos injetores de alta pressão "para melhor atender ao mercado brasileiro". Assim, a peça de código 23209-24010-xx passou a ter o part number 23209-24040-xx.
O novo injetor de alta pressão estava disponível para reparos nas concessionárias em setembro de 2021. Já a sua implementação nas linhas de produção do Corolla e do Corolla Cross data de 28 de janeiro de 2022.
No entanto, conforme o documento enviado pela Toyota para seus concessionários, foram identificados casos de falha em veículos com esses novos injetores de alta pressão instalados. No informe, a marca esclarece que, em ALGUNS CASOS, a qualidade do combustível usado foi a causa dos sintomas.
Injetor de alta pressão continua dando problema
Questionamos a Toyota sobre a necessidade de substituição dos injetores de alta pressão da linha Corolla (sedan e SUV) que apresentam os sintomas listados mesmo depois das melhorias adotadas no componente.
"Identificamos que os casos que nos foram reportados estão relacionados com a qualidade do combustível utilizado. Os clientes que nos contataram foram prontamente atendidos", respondeu o fabricante.
Porém, a partir do documento enviado aos concessionários, fica claro que a qualidade do combustível não é a causa de TODAS as falhas dos bicos injetores, indicando que esse componente ainda precisa ser aperfeiçoado para funcionar corretamente.
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