Carros com traseira do tipo fastback (com uma queda mais suave e longa da linha do teto na parte traseira) têm roubado a cena mundial do design automotivo, mais pela polêmica do que pela unanimidade . Modelos como o coreano SsangYong Actyon, lançado em 2005, e o BMW X6, apresentado no Salão de Frankfurt de 2007, acirram bastante o debate e incentivam outros fabricantes a adotar linhas parecidas em seus veículos. Em 2008, foi a vez da Toyota exibir o Venza. Esta semana, a rival japonesa Honda apresentou o Crosstour, que começa a ser vendido em novembro no mercado norte-americano.
A frente é um pouco parecida com a do sedã Accord, mas com diferenças marcantes, como a grade dianteira, que é maior e tem uma barra cromada, e o para-choque, que tem outro desenho, com mais recortes e tomada de ar central. A idéia é sugerir esportividade. Mas é de perfil e traseira que o Crosstour é mais ousado. A linha de cintura é bem elevada, com vidros menores, e a do teto imita a de um cupê esportivo. Ao contrário de alguns fastbacks recentes, que a junção do teto com a traseira é abrupta, a do modelo da Honda é mais suave e harmônica, chegando a ser quase arrendodada. Lanternas pontuadas, tampa traseira com aerofólio integrado e uma peça plástica em preto completam o visual esportivo.
Praticidade
O painel é praticamente o mesmo do Accord. Pelas primeira imagens divulgadas pela Honda, o volante é muito parecido com o do Civic e o acabamento interno mistura sobriedade e esportividade, nos detalhes em madeira e nos plásticos cinza que imitam metal. No centro do painel, a tela que serve ao sistema multimídia e ao de navegação por satélite. Mas o grande apelo do Crosstour é o amplo espaço interno que, segundo o fabricante, acomoda com conforto cinco adultos e toda a bagagem usada numa longa viagem. Com o banco traseiro rebatido, o piso fica plano, transformando o carro quase num furgão. Inicialmente, o Honda Crosstour terá duas opções de motor (2.4, de 177cv; e V6.35, de 271cv) e uma versão com tração integral. Os dois usam o sistema i-VTEC, que controla a variação do comando de válvulas.