UAI

Cuidado com o seu carro para pegar a estrada neste Carnaval

Veja quais os cuidados necessários com o veículo antes de sair para a estrada

Publicidade
Foto:


Recife - A fantasia já foi escolhida, o roteiro foi traçado e a animação está estampada no sorriso. Faltam menos de 48 horas para o início oficial do carnaval e você deve ter se programado para curtir cada minuto do reinado de Momo. Mas será que você lembrou de conferir se o meio de transporte que te levará para a folia está em ordem? Pois é, o seu carro também precisa de uma atenção antes de pegar a estrada rumo à diversão. Saiba o que é necessário checar para que você não tenha que perder a passagem do seu bloco ou o show de seu artista preferido devido a um problema no carango. Divirta-se!

var ua=navigator.userAgent;var html5=/iPad/i.test(ua)||/iPhone/i.test(ua);if(html5){document.getElementById('d_target_210205').innerHTML='';}




Os quatros cantos


Existem quatro pontos do seu carro que precisam estar tão alinhados quanto ao famoso cruzamento de ruas em Olinda. O gerente de serviços da concessionária Chevrolet AutoNunes, Gleidson Lima, alerta para os cuidados com os pneus, itens imprescindíveis para a segurança de todos dentro do veículo. Segundo ele, os quatro borrachudos devem estar calibrados, alinhados, balanceados e nada carecas. E não pode se esquecer daquele guardado no porta-malas ou em outro compartimento do carro, o estepe. Em boas condições, ele poderá salvar você de um sufoco momesco.

De antigo, só o Recife!


Se tratando de automóvel e, principalmente dos itens de segurança dele, é bom que tudo esteja novinho em folha. Bom, bonito e antigo, só o centro histórico da cidade onde se concentra boa parte do nosso carnaval de rua. O extintor de incêndio, por exemplo, precisa estar dentro do prazo de validade, que hoje é de cinco anos. Quem também precisa estar nos trinques é o macaco. Que tal fazer um teste e ver se ele está com força para levantar seu carro antes de pegar a estrada?

Descendo as ladeiras

Tudo bem que durante o carnaval, descer as ladeiras de Olinda é tarefa para as pernas. Mas caso na estrada você se depare com uma descida tão íngreme como as da cidade patrimônio cultural, é preciso ter certeza que os freios do carro estão afinados como as bandinhas de frevo. E se ao frear você escutar um barulho agudo, como um assobio, não pense que isso é música. Pode ser um sinal de desgaste nas pastilhas. "Na revisão de 30 itens que recomendamos para nossos clientes antes pegar a estrada, os freios ganham uma atenção especial, pois são fundamentais para a segurança", alerta Lima.

 

 

 

 

 

 

 

 

Quente é o Galo


Centenas de milhares de pessoas juntas e espremidas sob um sol de mais de 30 graus. É assim que os foliões do Galo da Madrugada desfilam pelas ruas do Centro do Recife no sábado. O calor do carnaval de rua não deve se propagar para o motor de seu carro. E o responsável em esfriar as coisas sob o capô do carango é o sistema de arrefecimento. "É preciso conferir como está o nível do reservatório de água do radiador. Durante a revisão, todo o sistema de arrefecimento é verificado, pois nessa época mais quente do ano acontece muito de os carros superaquecerem", destaca o especialista.

Tempo de folia


O carnaval está batendo na sua porta. Se você vai pegar a estrada e ainda não conferiu como está o seu carro, ainda dá tempo. Lima afirma que uma revisão básica de todos os itens de segurança não leva mais do que 20 minutos e ainda pode ser agendada até amanhã, véspera da folia. E o melhor: em grande parte das concessionárias o serviço não é cobrado. Você só terá que gastar se for detectado algum problema no veículo. E se você não quiser recorrer às revendas oficiais e prefere uma oficina perto de casa, o valor da revisão custa em média R$ 50, já incluindo alinhamento e balanceamento das rodas. Portanto não há desculpa para viajar