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Daihatsu Tanto - Espaço precioso

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O Daihatsu Tanto é bom exemplo de carro compacto japonês, projetado para alcançar maior eficiência em termos de espaço interno, conservando as acanhadas dimensões externas. E o Japão é o paraíso desses minicarros. Por isso, não basta ser pequeno por fora e grande por dentro, é preciso ter algum atrativo a mais. O Tanto é o terceiro veículo mais vendido no país, entre os modelos com motor de três cilindros e 660 cm³ de cilindrada. Para manter essa posição, a Daihatsu promoveu pequena reestilização, nas duas versões do carrinho, e o equipou com portas laterais corrediças, já usadas em um dos seus principais concorrentes, o Mitsubishi EK.

O pequeno japonês é produzido em duas versões: a normal e a esportiva, denominada Custom, que se diferencia pelo motor turbinado, grade com acabamento cromado, faróis e pára-choque com outros desenhos e rodas de liga de 15 polegadas, com desenho mais esportivas. As alterações de estilo, para a linha 2008, foram pequenas e se concentram nos faróis, grade dianteira, pára-choques e lanternas traseiras. No mais, o carrinho da Daihatsu conservou as mesmas dimensões externas (3,39 m de comprimento, 1,47 m de largura e 1,75 m de altura) e a mesma aparência de caixote estilizado.

Montadora japonesa também desenvolve sistema elétrico para embarque e desembarque de portadores de necessidades especiais


Interior
As linhas retas, aliadas à boa distância entre-eixos (2,49 m), são responsáveis pelo melhor aproveitamento do espaço interno. O Tanto é um carro familiar, que acomoda quatro pessoas, em bancos individuais, e tem algumas soluções interessantes, para tornar o interior, além de mais prático, divertido. O banco dianteiro do passageiro, por exemplo, pode ser rebatido e desliza (até 280 mm) para a frente, transformando-se em uma mesa com porta-copos para as crianças do banco traseiro. Para facilitar o acesso aos bancos traseiros, a Daihatsu equipou o compacto com porta lateral traseira esquerda (no Japão, a direção é do lado direito) corrediça, que elimina o pilar B. A montadora também desenvolveu sistema elétrico (opcional), que usa o próprio banco dianteiro para embarque e desembarque de portadores de necessidades especiais

O painel tem arranjo bem interessante. Os principais instrumentos (velocímetro, conta-giros e marcadores de temperatura do motor e nível de combustível) ficam no centro e no alto. O volante é de três raios. Mas o que mais se destaca são os controles do equipamento de som, multimídia e ar-condicionado, instalados bem no centro, em uma moldura cinza. A versão normal tem interior em tons bege e marron, enquanto na Custom prevalece o preto. Além de espaçoso, o habitáculo é bem iluminado, graças à grande área envidraçada. Outra novidade da linha 2008 é o novo câmbio CVT (continuamente variável).