A Toyota começou a comercializar um kit GNV certificado para o Etios Sedã 2020, serviço que pode ser feito em oficinas credenciadas ou por intermédio da própria concessionária da marca, este com o pagamento de um frete. A instalação do sistema de Gás Veicular Natural é feita em parceria com a Landirenzo, e, inicialmente, está disponível nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Em março de 2020, o projeto se estenderá para as revendas da região Nordeste e Sul. A partir de junho do ano que vem, o serviço estará distribuído por todo o Brasil.
Com preço sugerido de R$ 5.360, podendo variar de acordo com o valor de instalação do kit na oficina autorizada, a principal vantagem dessa aquisição é a manutenção da garantia original do veículo, enquanto o Kit GNV possui garantia de 3 anos ou 100 mil quilômetros. Segundo a Toyota, durante a instalação o veículo recebe alguns ajustes para não modificar as características e performance do modelo, como a calibração do módulo de injeção, instalação de suportes dos componentes do kit (cilindro, central eletrônica, flauta, válvula de abastecimento e filtro), revisão no layout das mangueiras, além da tubulação e chicotes do sistema GNV.
O kit escolhido foi o sistema de 5ª geração da Landirenzo, composto por 11 componentes: injetores, suporte de cilindro, chave comutadora, dois cilindros de 7,5m³, central eletrônica, manômetro, sensor de temperatura de água, redutor de pressão, válvula de abastecimento, filtro de gás e sensor GNV. O Etios Sedã traz sob o capô o motor 1.5 – com potências de 102cv (com gasolina) e 107cv (com etanol) e torques de 14,3kgfm (g) e 14,7kgfm (e) – e opções de câmbio manual de seis marchas ou automático de quatro velocidades.
VERSÕES O modelo está disponível em duas versões. A de entrada é a X (R$ 55.990 com câmbio manual e R$ 61.490 o automático), equipada com airbags frontais, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, ar-condicionado e vidros com acionamento elétrico. Já a versão X-Plus (R$ 60.990 o manual e R$ 66.390 o automático) adiciona sistema de áudio, controle de velocidade de cruzeiro (na versão automática), rodas de liga leve de 15 polegadas, abertura do porta-malas por meio de um botão, bancos com tecido em duas cores, descansa-braço no banco do motorista (na versão automática) e função EcoWallet no computador de bordo, que permite ao motorista colocar o valor pago pelo litro do combustível, possibilitando o cálculo e o monitoramento do valor gasto durante uma viagem.
O Etios foi lançado no Brasil em 2012, sendo que aqui foram produzidas 580 mil unidades do hatch e sedã na planta de Sorocaba (interior de São Paulo). Deste total, cerca de 70% foi destinado ao mercado interno, e o restante à exportação para países como Argentina, Paraguai, Uruguai, Peru, Costa Rica e Honduras. Após sofrer uma redução nas vendas com a chegada do irmão Yaris, no ano passado, o modelo registrou vendas 22% superiores no segundo semestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2018. A produção seguiu no mesmo ritmo, com alta de 19%.