O mundo é dos SUVs e não há quem se atreva a contradizer tal afirmação. E para não ficar de fora da barca, a Lamborghini, tradicional marca italiana de esportivos, resolveu retornar ao segmento com o exótico Urus. Na verdade, o fabricante afirma que o modelo é o primeiro Super Sport Utility Vehicle (SSUV), criando um novo nicho de veículos de luxo. O Urus vai chegar ao mercado com a missão de aquecer as vendas da Lamborghini e para isso vai trazer sob o capô um motor 4.0 litros twin turbo com muita potência e torque. Na Europa, o preço anunciado é de cerca de 170 mil euros (R$ 665 mil).
Para quem acha que o Urus é o primeiro SUV produzido pela Lamborghini, vale uma volta ao passado. Na década de 1980, a marca italiana produziu um modelo para atender às necessidades militares de diferentes países. Era o LM002, um jipão parecido com o Hummer, que recebeu diferentes motorizações, do V8 ao V12, sendo o último um 5.2 litros de 450cv. Foi fabricado de 1986 a 1992, sendo produzidas apenas 300 unidades.
ESTILOSO O Lamborghini Urus chega com proposta totalmente diferente do veículo militar produzido pela marca no passado. A ideia é oferecer um veículo que concilie design, performance esportiva e emoção ao dirigir, sem abrir mão do luxo e da praticidade no uso diário. O nome Urus vem de uma raça de touro espanhol e tem a intenção de reafirmar a força e robustez do novo modelo. Construído com partes de alumínio e aço de alta resistência, o modelo chama a atenção por suas formas aerodinâmicas, que favorecem a performance e o baixo consumo de combustível e emissão de poluentes.
A frente alongada e baixa traz vincos e para-choque com grandes entradas de ar, destacando a esportividade do modelo. Os faróis com uma linha de LED se encaixam perfeitamente no conjunto, que segue com linha ascendente nas laterais e para-lamas traseiros volumosos. O teto, com acentuada descaída na traseira, faz o SUV lembrar um cupê e um concorrente de marca alemã.
PERFORMANCE O conjunto mecânico traz como estrela principal um motor 4.0 litros V8 de 659cv a 6.000rpm e torque de 86,7kgfm a 2.250rpm. Trata-se de um twin-turbo que atua em conjunto com um câmbio automático de oito velocidades, e juntos levam o Urus aos 100km/h em 3,6 segundos, com máxima de 305km/h. Performance digna de um verdadeiro esportivo.
O modelo conta ainda com tração integral sob demanda e bloqueio do diferencial central, garantindo máximo controle nas diferentes situações de piso. No console central o motorista tem acesso ao Tamburo, seletor de modos de condução, que traz as opções estrada, terra, neve, areia e sport, adequando o SUV para obter a melhor performance em todos os terrenos. O sistema de freios traz discos de carbono/cerâmica, que atuam em rodas de 21 a 23 polegadas.
O interior do Urus traz o que há de mais luxuoso e confortável para quem dirige e passageiros. O banco do motorista tem desenho esportivo e faz com que o mesmo se sinta dentro de um cockpit, com todos os comandos à mão, inclusive no moderno volante multifuncional. No painel, destaque para o Lamborghini Infotainment System (LIS), uma central multimídia que fornece informações sobre o carro, diferentes mídias de áudio, telefone e navegação. Tem ainda um display digital TFT com informações em 3D que pode ser customizado pelo motorista. Com 3,0m de distância entre-eixos, 5,11m de comprimento e 616 litros de capacidade no porta-malas, o Lamborghini Urus promete ser um forte concorrente no segmento de SUVs de luxo. Resta saber por quanto e quando vai chegar ao mercado brasileiro.