Os carros elétricos já são uma realidade no mundo, e o Brasil, apesar de caminhar a passos lentos neste segmento, é um mercado promissor e desperta o interesse de fabricantes e representantes de produtos. Prova disso pôde ser constatada no Salão do Automóvel de São Paulo, onde os visitantes viram de perto, entre outros modelos elétricos, o Model S da americana Tesla, exposto no estande da Elektra, empresa de energias renováveis com foco em tecnologia e desenvolvimento, com sede em Miami, nos EUA, e no Brasil. É o primeiro modelo da marca que será comercializado por aqui, mas a empresa já anunciou que vai trazer também o Model X e o Model 3, com preços que variam de R$ 280 mil a R$ 780 mil.
Fundada por Luciano Di Claro e Jacob Gitman, a Elektra é uma empresa que atua em dois segmentos: Energy, focado em produtos geradores de energia sustentável, tais como microgeradores eólicos e placas solares; e Motors, que foca no desenvolvimento de tecnologia e distribuição de carros elétricos. De acordo com Luciano Di Claro, a empresa queria trazer para o Brasil um carro elétrico que causasse impacto, por isso optaram pelos modelos da Tesla, por terem maior autonomia por carga e maior velocidade.
O primeiro carro comercializado pela Elektra no Brasil é o Tesla Model S, um sedã totalmente elétrico, considerado um dos carros mais modernos do mundo e um dos poucos que conquistaram cinco estrelas no quesito segurança. A versão S 70 D tem tração elétrica nas quatro rodas, atinge 240km/h e acelera até 100km/h em apenas 4,5 segundos. A autonomia é de 435 quilômetros e as baterias recebem carga completa em um período de seis horas e meia. Luciano conta que já existem mais de 20 postos de abastecimento em São Paulo, mas revela que o Model S e os demais modelos da marca contam com três adaptadores, que permitem a recarga em tomadas de híbridos e residenciais, além da específica para os carros da Tesla.
TECNOLOGIA O Tesla Model S tem tecnologias semiautônomas, como piloto automático para mudança de faixa, câmeras, sensores, sonares e capacidade de se adaptar ao tráfego, reduzindo ou aumentando a velocidade, controle eletrônico de estabilidade, sistema anticolisão lateral, retrovisores com alerta de ponto cego, sensores de estacionamento com câmera de ré em HD e park assist – função que permite que o carro procure vaga e estacione sozinho. O modelo traz ainda maçanetas retráteis e keyless, tela touch screen 17 polegadas Full HD com bluetooth, acesso à internet e comando de voz, ar-condicionado digital com sistema de filtragem, oito airbags e rodas de 21 polegadas com 10 raios.
O porta-malas é de 745 litros, mas como o carro não tem o motor a combustão, o motorista ganha espaço de mais 150 litros sob o capô. Os bancos têm formato de concha, com regulagem, memória e aquecimento. O condutor conta ainda com um aplicativo de controle remoto para smartphone. Luciano revela que a partir de dezembro a Elektra vai trazer também para o Brasil o Model X e, no ano que vem, o Model 3, um carro elétrico mais simples e “acessível”, que será vendido por cerca de R$ 280 mil. O Model S tem preço sugerido de R$ 750 mil e o Model X será vendido por R$ 780 mil.
Luciano destaca que os carros da marca contam com sistema de freio com reaproveitamento de energia para recarregar as baterias. “Outro detalhe interessante é que basta tirar o pé do acelerador que o carro para rapidamente, preservando os componentes do sistema de freio”, explica o executivo. A Elektra tem uma loja em São Paulo para a venda de veículos, mas planeja a expansão nacional e internacional por meio de franquias no próximo ano. Os modelos da Tesla têm um ano de garantia da Elektra do Brasil e cinco anos da bateria pela Tesla.
FICHA TÉCNICA
» TRAÇÃO: Elétrica nas quatro rodas
» PERFORMANCE: Velocidade máxima de 240km/h e 0 a 100km/h em 4,5 segundos
» AUTONOMIA: De 440 a 480 quilômetros
» SUSPENSÃO: Pneumática com regulagem inteligente
» DIREÇÃO: Elétrica
» EQUIPAMENTOS: Piloto automático, park assist, faróis com LEDs automático, controle eletrônico de estabilidade, sistema anticolisão lateral, sensores de estacionamento com câmera de ré em HD, maçanetas retráteis e keyless, bancos com regulagem, memória e aquecimento, retrovisores elétricos com aquecimento e alerta de ponto cego, tela touch Screen 17' full HD interativa, Bluetooth, acesso à internet e comando de voz, ar-condicionado digital com sistema de filtragem, oito airbags, rodas de 21 polegadas com 10 raios, entradas USB, uma tomada 12V e App de controle remoto para smartphone.