O mercado de picapes compactas ganhou nesta terça-feira uma nova integrante. O nome não tem nada de novo. É uma velha conhecida do público. A Fiat Strada, campeã da categoria, Ford Courier e Chevrolet Montana que sem cuidem com a chegada da nova Saveiro, apresentada oficialmente à imprensa pela Volkswagen em Porto de Galinhas, no litoral de Pernambuco. O fotógrafo Jorge Moraes, do Diário de Pernambuco, flagrou nova Saveiro ainda no caminhão-cegonha, na semana passada.
Veja mais fotos da nova Saveiro!
Conheça a nova Saveiro em detalhes no Vrum na TV
Oferecida somente com o motor 1.6 litros VHT, de 101 cavalos (gasolina) e 104 (álcool), a remodelada Saveiro é disponibilizada nas versões básica, Trend (intermédiária) e Trooper (topo de linha). Nas três categorias o modelo tem duas opções de cabine: simples e estendida. A transmissão é a mesma de cinco marchas, só que com relações mais curtas nas duas primeiras.
Você gostou da nova Saveiro?
Voltada ao trabalho, a linha de entrada (cabine simples) custa a partir de R$ 30.990, com um pacote de equipamentos bastante econômico. Nem mesmo as rodas possuem calotas, sendo que as maçanetas, os para-choques e os retrovisores são pintados na cor preta. Já a estendida tem o preço sugerido de R$ 33.690.
O modelo Trend, intermediário da família, chega por R$ 31.880 - cabine simples - e R$ 34.610 - estendida. De série, a picape vem equipada com para-choques, maçanetas e retrovisores na cor do carro, antena esportiva no teto, entre outros.
Já a Saveiro Trooper cabine simples será comercializada por R$ 36 440. De destaque, a picape leve oferece rodas esportivas de 15 polegadas, direção hidráulica, revestimento exclusivo nos bancos e nas portas e volante com regulagem de altura e profundidade. Como esses e outros equipamentos, a Trooper estendida custa R$ 38 990. A lista de opcionais inclui ainda ar-condicionado, airbag duplo e freios ABS.
Capacidade e dimensões
Em relação ao Gol e ao Voyage, a Saveiro tem entre-eixos 15,2 centímetros maior, assim como as bitolas dianteira e traseira, respectivamente 4,7 centímetros e 10,8cm maiores. Isso resulta em ganho de espaço na caçamba e na cabine, além de estabilidade. O comprimento da caçamba é de 1,65 metro na cabine simples e 1,33m na estendida, enquanto a largura entre as caixas de roda é de um metro, totalizando um volume de 924 litros na cabine simples e 734 litros na estendida. De 108 litros na cabine simples, o volume atrás dos bancos na estendida é de 300 litros. A capacidade de carga, incluindo motorista e passageiro, é de 715 quilos na simples e 700 quilos na estendida.
Derivada do novo Gol, a Saveiro tenta recuperar o espaço perdido no mercado e incomodar a Fiat Strada, que nada de braçada no segmento. As primeiras unidades da Saveiro já estão sendo produzidas e serão entregues nas concessionárias na semana que vem.
De início, somente as versões Trend e Trooper serão vendidas. A Volks se explica dizendo que é estratégia de marketing. A montadora tem expectativa de vender cinco mil unidades por mês.
Ficha técnica
Desempenho
Aceleração de 0 a 100 km/h - (G) 10,8s - (A) 10,5s
Velocidade máxima - 174km/h (G) / 176km/h (A)
Dimensões principais
Distância entre eixos - 2.750 mm
Altura - 1.509 mm
Largura - 1.708 mm
Comprimento - 4.493 mm
Compartimento de carga/bagagens - 924 l (módulos VDA)
Direção
Tipo de direção - Mecânica
Freios
Traseiros - Disco ventilado
Dianteiros - Tambor
Motor
Cilindrada - 1.598 cm³
Torque líquido máximo - 15,4kgfm (G) / 15,6kgfm (A) - 2.500 rpm
Potência líquida máxima - 101,0cv (G) / 104,0cv (A) - 5.250 rpm
Número de passageiros
Número Máximo de passageiros - 2
Pesos
Em ordem de marcha - 1.020 kg
Carga útil máxima - 715 kg
Rodas
Aros - 6j x 14
Pneus - 175/70 R14
Reservatório de combustível
Capacidade - 55 litros
Transmissão
Câmbio manual de 5 velocidades