Na batalha por um lugar ao sol no concorrido segmento de utilitários-esportivos, todos os movimentos são estrategicamente pensados. A disputa é ferrenha e todos querem se destacar em algum quesito, seja no visual ou no conteúdo. A Volvo Cars é conhecida mundialmente por sua excelência em segurança, mas há muito vem investindo na modernização do design dos seus automóveis, que não perdem em nada para os nobres concorrentes premium das marcas alemãs. Prova disso é o novo XC60, apresentado ontem no Salão de Genebra, na Suíça, que ficará aberto ao público até o dia 19. Com porte mais robusto, o SUV terá uma ampla gama de motores e muita tecnologia para garantir boa dirigibilidade e evitar acidentes.
Lançado há nove anos, o Volvo XC60 alcançou o título de SUV médio mais vendido no mercado europeu, com cerca de um milhão de unidades. Não é à toa que é o modelo responsável por 30% das vendas globais da marca sueca. E mexer em time que está ganhando é um perigo, mas a Volvo apostou suas fichas e agora apresenta a nova geração do utilitário-esportivo.
O carro ficou mais musculoso, com formas suavemente arredondadas e vincos que enfatizam o aspecto aerodinâmico. A grade dianteira, com barras verticais paralelas, forma um belo conjunto com os faróis estreitos, divididos ao meio por um elemento cromado. Na traseira, foi mantida a identidade dos SUVs da marca, com lanternas verticais, além das saídas cromadas do escapamento. Um desenho equilibrado que condiz com seu interior espaçoso e sofisticado, com quatro bancos confortáveis e o central traseiro como uma opção em caso de necessidade. O modelo mantém a oferta de booster de elevação nos bancos traseiros, além de Isofix para fixar cadeirinhas infantis.
SEGURANÇA A Volvo se enche de vaidade ao afirmar que o novo XC60 é um dos carros mais seguros da atualidade. Já era um SUV muito bem equipado, mas na nova geração passa a contar com o City Safety, com assistente de direção. Um novo sistema de segurança chamado mitigação de pista oposta (Oncoming Lane Mitigation) usa o assistente de direção para evitar colisões com veículos que trafegam no sentido contrário. Já o sistema de informação de ponto cego (Blind Spot Information System) foi atualizado e agora inclui a função de assistência ao volante, que ajuda a evitar choques em potencial com veículos escondidos num ponto cego ao conduzir o carro de volta à sua própria pista e fora do perigo. Como opcional, a Volvo oferece para o XC60 o Pilot Assist, sistema avançado de direção semiautônoma que auxilia o condutor na direção, aceleração e frenagem em pistas bem sinalizadas até 130 km/h.
O SUV médio terá ampla gama de motores, entre eles o D4, de 190cv, e o D5, de 235cv, ambos a diesel. As opções a gasolina são o T5 de 254cv e o T6, que com turbocompressor e supercharger oferece 320cv e 40,8kgfm de torque. Mas a cereja do bolo é o motor híbrido T8 Twin Engine, disponível na versão topo de linha, com 407cv de potência máxima e aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 5,3 segundos.
Mas o novo XC60 traz outras novidades e mordomias. O novo sistema de climatização de quatro zonas CleanZone remove os poluentes e as partículas nocivas para fora da cabine para fornecer ar fresco no interior. Os sistemas de entretenimento e conectividade, o Sensus e o aplicativo Volvo On Call, foram atualizados graficamente. O novo XC60 será produzido na fábrica de Torslanda, na Suécia.