UAI

Dia da Mulher: conheça 3 mulheres que revolucionaram o setor automotivo

Dentre elas, está Florence Lawrence, inventora das setas e da luz de freio, hoje equipamentos obrigatórios

Publicidade
Shirley Muldowney foi a primeira pessoa a ganhar três títulos Top Fuel em corridas dragster
Shirley Muldowney foi a primeira pessoa a ganhar três títulos Top Fuel em corridas dragster Foto: Shirley Muldowney foi a primeira pessoa a ganhar três títulos Top Fuel em corridas dragster

O setor automotivo, por muito tempo, foi dominado por homens. Estereótipos e padrões limitantes demarcavam-no como uma espaço masculino demais para as mulheres. No entanto, a verdade é que elas revolucionaram a área do mesmo jeito, superando todos os desafios e estigmas. E hoje, no Dia Internacional da Mulher, nada melhor do que homenagear algumas delas que fizeram história entre os carros.

Seja nas pistas de corrida, nos jornais ou com invenções importantíssimas, as mulheres marcaram presença. A luta foi - e ainda é - diária; só assim elas conquistaram (e conquistam) não só lugar, como reconhecimento no setor automotivo.

Para comemorar então o Dia da Mulher, separamos três figuras femininas geniais que transformaram o mundo dos veículos. Confira abaixo:

Florence Lawrence: inventora da seta e da luz de freio

Nascida em 1886 no Canadá, Florence Lawrence se tornou famosa por seu trabalho como atriz, o qual a consagrou como "a primeira estrela de cinema". Obras famosas como "The Biograph Girl", "The Imp Girl" e "The Girl of a Thousand Faces" foram protagonizadas pela canadense.

No entanto, o que muitos não sabem é que Florence também teve um importantíssimo papel no setor automotivo. Ela foi a responsável pela invenção, em 1914, de nada menos que as setas e a luz de freio dos automóveis! Dois itens que são, hoje, obrigatórios em qualquer veículo.

Na época, as setas funcionavam como uma dupla de bandeirinhas fixadas atrás do para-lamas as quais, quando acionadas por meio de um botão elétrico, levantavam, indicando a direção da curva a ser feita. Já a luz de freio correspondia a uma placa com a palavra “Stop” (pare) que era iluminada quando o pedal do freio fosse pisado.

No Dia da Mulher, homenageamos, então, duplamente Florence Lawrence: pelo seu talento brilhante no cinema e no mundo dos carros!

Fotografia autorretrato de lado de Florence Lawrence.
Florence foi conhecida como "a primeira estrela de cinema"

Dia da Mulher: Denise McCluggage, jornalista e campeã nas pistas

No Dia da Mulher, não podia faltar em nossa lista a jornalista Denise McCluggage, uma das fundadoras do jornal - e, hoje, site - AutoWeek, especializado em notícias sobre carros.

Pelo seu trabalho na imprensa automobilística, Denise foi homenageada no Hall da Fama Automotivo em 2001, primeiro ano em que a instituição honrou um jornalista dentre as pessoas que contribuíram na história do setor.

Mas além de sua atuação como comunicadora, Denise também foi piloto, sendo campeã da categoria Grand Touring das 12 horas de Sebring, em 1961; e do Rali de Monte Carlo, em 1964.

Quando foi entrevistada pelo Automotive Hall of Fame, Denise contou que tinha que entrevistar pilotos através das cercas de arame, porque eles não permitiam que mulheres entrassem no pit, na garagem, ou na área de imprensa da Indy.

Que, no Dia da Mulher e em todos os outros dias, nós, mulheres, sejamos inspiradas por exemplos femininos como o de Denise McCluggage, de muita coragem e persistência!

Denise McCluggage com uma câmera fotográfica ao lado de um piloto. Ela é homenageada no Dia da Mulher.
Denise McCluggage era jornalista de veículos

Shirley Muldowney, a primeira pessoa a vencer três títulos Top Fuel no drag race

Top Fuel é uma das categorias de drag race (ou corrida de arrancada) na qual o piloto pode alcançar até 539km/h em uma distância de 305 metros. Shirley Muldowney fez história nesse esporte - não só como mulher, mas como piloto de forma geral.

Tudo começou em 1977, quando Shirley ganhou sua primeira prova na categoria Top Fuel. Este feito foi tão importante que ela recebeu o reconhecimento oficial da Câmara dos Representantes norte-americana. Já em 1980, Shirley se tornou a primeira pessoa do mundo a conquistar o título duas vezes.

E, não satisfeita, em 1982 a piloto levou o troféu pela terceira vez. Suas vitórias a levaram à quinta posição entre os 50 melhores pilotos da lista oficial da federação dos Estados Unidos. Hoje, ela é considerada uma lenda das pistas.

Poster da Shirley Muldowney em pé segurando capacete de corrida. No Dia da Mulher, ela é homenageada como uma da mulheres mais importantes do setor automotivo.
Shirley Muldowney, campeã em campeonatos de dragster Top Fuel

Você conhece o canal do VRUM no Youtube?

https://www.youtube.com/watch?v=kYdo3SYrAu8&t=748s