De Elias Fausto (SP) – A família RS da Audi cresce no Brasil com a chega de mais três modelos de peso: o cupê esportivo TT RS, o RS 4 Avant e o RS 5 Sportback. O VRUM foi até o circuito Panamericano, o complexo multipistas da Pirelli, em Elias Fausto, no interior paulista, para ver e acelerar as máquinas, conferindo as novidades de cada um. Foi uma verdadeira carga de adrenalina para quem curte direção esportiva com total segurança. Os três modelos já estão à venda no mercado brasileiro e podem ser configurados de acordo com o gosto do consumidor.
A sigla RS tem um significado muito importante dentro da linha de modelos da Audi. As duas letras abreviam o Renn Sport, que traduz a esportividade explícita empregada na gama da marca alemã. E se o assunto é esportivo raiz, um dos modelos mais desejados da Audi é, com certeza, o TT, que chega ao Brasil na versão RS com visual mais agressivo e novidades no conteúdo. O modelo já estava em pré-venda desde junho, quando os primeiros compradores puderam fazer suas encomendas, configurando o cupê esportivo de diferentes maneiras, conferindo aspecto personalizado. Agora, as primeiras unidades chegam ao mercado brasileiro e já podem ser adquiridas diretamente nas concessionárias da marca, a partir de R$ 442.990. O detalhe é que o cliente que compra na revenda da marca também pode escolher sua própria configuração.
No que diz respeito ao visual, o Audi TT RS 2021 traz algumas modificações, como faróis full LED Matrix (de série), entradas de ar mais largas nas extremidades do para-choque, spoiler dianteiro contínuo em alumínio fosco e a grade frontal Singleframe hexagonal, do tipo colmeia, pintada em preto brilhante. As rodas de alumínio com desenho esportivo são de 19 polegadas. Na traseira, o destaque fica por conta da asa fixa com os novos winglets nas duas pontas, que otimizam o especto aerodinâmico do cupê e o deixam ainda mais colado ao chão. E para completar, duas grandes saídas de escape ovais.
VIRTUAL COCKPIT Por dentro, o cupê traz bancos esportivos revestidos em Alcântara, com a sigla RS cravada no encosto. A logo está presente também no volante e nas soleiras das portas. O Audi Virtual Cockpit traz novas possibilidades de configurações em sua tela de 12,3 polegadas. Ali o motorista visualiza informações sobre o percentual de torque e potência que está sendo empenhado, além da força G. O Audi TT RS não decepciona quando o assunto é entretenimento e lazer. O sistema operacional MMI permite fazer pesquisa de texto livre ou por comando de voz, enquanto o Audi Smartphone Interface de fácil conectividade. O sistema de som é Bang & Olufsen, de série, com 680 watts de potência.
O volante multifuncional, de desenho esportivo, traz um botão para ligar e desligar o motor, além do seletor de modos de direção do Audi Drive Select, que disponibiliza as opções Comfort, Auto, Dynamic e Individual. Por meio desse sistema é possível alterar os parâmetros das respostas do motor e transmissão, os ajustes das suspensões e direção, além de modificar o som do propulsor.
E falando em motor, o do Audi TT RS é o já conhecido 2.5 TFSI, um cinco cilindros turbo, que ao longo de sua existência já perdeu 26 quilos, tornando-se ainda mais eficiente. O propulsor despeja 400cv e 49kgfm de torque, atuando em conjunto com o câmbio de dupla embreagem Stronic, de sete velocidades, e o sistema de tração integral quattro, que distribui a força nos eixos de acordo com a demanda. Com esse conjunto, o TT RS acelera até 100km/h em apenas 3,7 segundos, com máxima limitada eletronicamente em 250km/h.
DIVERTIDO Dirigir o Audi TT RS na pista seca do Circuito Panamericano foi pura diversão. Com seus 1.440 quilos, o cupê esportivo apresenta excelente relação peso/potência, e responde muito rápido à pisada no acelerador. O motor entrega torque e potência em baixas rotações, colando as costas do motorista no encosto do banco. E o ronco do motor cinco cilindros é música para os ouvidos de quem aprecia uma condução esportiva. O TT anda rente ao chão como um kart e faz curvas com total segurança. A direção tem assistência elétrica progressiva e se adapta rapidamente ao jeito de dirigir do motorista.
E do mesmo jeito que acelera muito, o Audi TT RS também freia com segurança. Os enormes discos de freio ventilados com pinças pintadas em vermelho são um detalhe à parte. O modelo traz ainda o Launch Control, para quem curte arrancadas esportivas e fritada de pneus no asfalto. O novo Audi TT RS está disponível em nove cores: amarelo vegas, branco geleira, cinza daytona, cinza nardo, preto mito, vermelho tango, laranja pulse, azul turbo e verde kyalami. Mas o cliente pode escolher ainda entre 30 opções de cores personalizáveis, pagando um adicional de R$ 37 mil.
Entre os opcionais, a Audi disponibiliza o pacote exterior preto (R$ 15 mil), que inclui o logotipo Audi Rings, frisos decorativos, capa do retrovisor e detalhes nas rodas em preto, e o pacote interior design (R$ 12 mil), que acrescenta volante esportivo aplanado em Alcântara e detalhes internos em vermelho. Se você gostou, é só ir até uma concessionária da marca, fazer a personalização do cupê esportivo e aguardar a entrega.
(*) Jornalista viajou a convite da Audi do Brasil