UAI

Dodge Challenger SRT Demon 170: despedida tem versão com mais de 1.000cv

Versão marca a despedida dos motores V8 e entrega mais de 1.000cv e 130kgfm de torque. Veículo só é vendido com a assinatura de um termo de responsabilidade

Publicidade
Rodas dianteiras saem do chão durante arrancada
Rodas dianteiras saem do chão durante arrancada Foto: Rodas dianteiras saem do chão durante arrancada

Prestes a se despedir do mercado, como também vai acontecer com o Camaro em 2024, o Dodge Challenger está ganhando uma edição de despedida de respeito. O SRT Demon 170 deve ser o canto do cisne dos muscle cars da marca equipados com enormes blocos V8.

O Dodge Challenger SRT Demon 170 traz debaixo do capô um bloco de 6.2 litros superchager com 1.039cv (é tanta potência, que vale converter "hp" em "cv"!) e 130,5kgfm de torque. Porém, tamanha ignorância demanda um combustível especial. O E85 é composto por 85% de etanol e o restante de gasolina. Se abastecido com E10, gasolina com 10% de etanol, os números ainda são fantásticos: 913cv e 11,8kgfm.

Dodge Challenger entrou na dieta

Com tamanho desempenho, todo o veículo precisou ser redimensionado, do câmbio automático de 8 marchas aos eixos. Mas também foi feito um esforço para aliviar o peso do Dodge Challenger SRT Demon 170. Acho que está claro que este é um carro de pista. Sendo assim, ele traz apenas o banco do motorista. Todo o acabamento ou foi simplificado ou foi eliminado. Porém, se o proprietário quiser, é possível montar um interior sofisticado, porém como opcional.

Os alargadores de para-lamas traseiros e as rodas em fibra de carbono fazem parte dessa "dieta". As rodas dianteiras medem 8 x 18 polegadas, enquanto as traseiras são mais largas, 11 x 17 polegadas. Aliás, o visual do Dodge Challenger SRT Demon 170 é bem "limpo", mas sem deixar de lado elementos essenciais para dar cara de bravo ao modelo, como entrada no capô, suspensão traseira mais alta, escape duplo, aerofólio e painel traseiro pintado em preto.

SRT Demon 170 alcançou aceleração de 2G

A aceleração até 100km/h foi inferior a 2 segundos, o que superaria até mesmo as medição de hipercarros. Porém, como a aferição do Dodge Challenger SRT Demon 170 não foi feita a partir do repouso, esse dado acabou ficando suspeita. A velocidade máxima não vou divulgada.

No entanto, as medições feitas pela NHRA (National Hot Rod Association) na modalidade Quarto de Milha mostram que o pony car não deixa a desejar. O Dodge Challenger SRT Demon 170 alcançou a velocidade de 243km/h, percorrendo este caminho em 8,91 segundos. Já a Força G alcançou os 2G.

É preciso assinar termo de responsabilidade para comprar o bólido

Entre as funções de carro de corrida, o Dodge Challenger SRT Demon 170 traz assistentes de arrancada (Launch Assist e Launch Control), Line Lock, Torque Reserve e o Trans Brake 2.0, que permite configurar diversos níveis de frenagem, conforme cada situação.

O modelo vai custar US$ 96.666, cerca de R$ 500 mil na conversão atual. Serão apenas 3.300 unidades disponíveis do Dodge Challenger SRT Demon 170, sendo 3 mil destinadas ao mercado americano e 300 para o canadense. Ao adquirir o veículo, é preciso assinar um termo de responsabilidade.