UAI

Nova geração do Duster é flagrada; confira projeção do visual e data de chegada no Brasil

Terceira geração do SUV adotará visual mais moderno, semelhante ao do Renault Bigster

Publicidade
Veículo foi visto rodando na Europa
Veículo foi visto rodando na Europa Foto: Veículo foi visto rodando na Europa

Na mesma geração desde 2017, o Renault Duster está, agora, finalmente perto de ser atualizado. A terceira geração do modelo está em desenvolvimento, mas alguns flagras do novo veículo rodando pelas ruas já foram feitos. Pelas fotos, é possível ter uma ideia do novo visual; ele será semelhante ao do Renault Bigster!

A partir dos flagras, um site de mídia automotiva francês, o L'argus, criou imagens que trazem projeções da nova aparência do Duster. Confira abaixo.

Como pôde ser visto, o SUV promete chegar mais moderno. A traseira - bastante semelhante à do Bigster, que será revelado neste ano e chegará na Europa no próximo - terá formato das lanternas em "Y" com iluminação em LED. Além disso, acima da tampa do porta-malas, haverá um grande spoiler (mas não se sabe se isso é algo específico de alguma versão).

As caixas de roda são largas e possuem linhas quadradas, o que confere uma pegada mais off-road ao novo Duster. Na frente, os faróis se estendem horizontalmente em formato retangular, se unindo à grade, assim como também acontece no Bigster.

O lançamento da nova geração do Duster está previsto para 2024 nos mercados europeus e para 2025 no Brasil. Aqui, a fabricação permanecerá na fábrica da Renault em São José dos Pinhais (PR).

Duster virá com plataforma já adaptada para a eletrificação

Já é certo que o novo Duster abandonará a plataforma B0 da Dacia e chegará com plataforma modular CMF-B, oriunda da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi. Ela já é adaptada para receber motorizações eletrificadas.

Sendo assim, também já é garantido que a nova geração terá versões híbridas, inclusive no mercado brasileiro. No entanto, ainda é difícil cravar exatamente como isso acontecerá. É possível que o conjunto híbrido chegue com o motor a combustão e o elétrico na dianteira ou com o elétrico no eixo traseiro.

Além disso, especulações apontam que o novo Duster terá o motor 1.2 turbo a gasolina do Renault Austral, associado ao sistema híbrido de 48V, totalizando 130cv de potência máxima.

No Brasil, as expectativas são de que o veículo chegue com motor 1.3 turbo flexível, já presente nos SUVs Captur e Duster e na picape Oroch.