Turim (Itália) - O novo 500 foi desenvolvido pelo Centro Stile Fiat, em Turim, e é produzido na fábrica de Tichy, na Polônia, na qual foram investidos 300 milhões de euros (R$ 780 milhões). A capacidade de produção é de 120 mil unidades/ano, mas, confiante no sucesso do modelo, a montadora já anunciou que este número pode subir para 180 mil/ano. O novo modelo preserva as linhas arredondadas do Cinqüecento ou Topolino, lançado em 1957, mas cresceu em dimensões e modernidade.
O pequeno modelo projetado por Dante Giacosa há exatos 50 anos tinha 2,97 m de comprimento. Já o novo 500 tem 3,55 m, com entre-eixos de 2,30 m. Os faróis redondos também foram preservados e se destacam na frente com a nova logomarca da Fiat. Produzido apenas na versão duas portas, o compacto tem a traseira mais reta, com pouca inclinação, e pequenas lanternas.
Por dentro, uma mistura de novo e antigo. O painel tem desenho moderno, com instrumentos analógicos e digitais. Os bancos dianteiros são confortáveis e o espaço para motorista e passageiro da frente é bom. Mas o espaço é limitado no banco traseiro. O porta-malas de 185 litros acomoda apenas pequenas bagagens. O interior tem diferentes opções de acabamento e cores e pode vir equipado com o sistema Blue&Me, que reúne as funções do Bluetooth, porta USB e leitor de MP3.
São três opções de motorização, sendo uma turbodiesel 1.3 16V de 75 cv e duas a gasolina: 1.2 8V de 69 cv e 1.4 16V de 100 cv, todas com câmbio manual de cinco ou seis marchas, além da opção Dualogic (automática de seis velocidades). O sistema de direção é elétrico e o modelo tem como itens de série freios ABS com EBD e sete airbags. O cliente pode levar ainda o controle de estabilidade (ESP) e o controle anti-rolamento (ASR).
Nas primeiras impressões no trânsito urbano e rodovias de Turim, o novo Fiat 500 mostrou que tem mais aptidões para a cidade. O carro é ágil e fácil de ser manobrado no trânsito confuso. A versão 1.2 mostrou-se um pouco lenta na estrada, com retomadas limitadas. Já a versão 1.4 de 100 cv é mais rápida e transmite segurança. As suspensões privilegiam a estabilidade, mas são mais duras, causando certo desconforto, principalmente para quem vai no banco traseiro.
Mas o carro tem estilo e pode ser personalizado de várias formas, com rodas de aro 14 ou 15 polegadas, navegador via satélite, aromatizador de ambiente e outros equipamentos que o direcionam a público diferenciado. Se as previsões da Fiat estiverem certas e o consumidor europeu gostar, o Topolino atual tem tudo para ser o novo sucesso da marca italiana.
(*) Jornalista viajou à convite da Fiat Automóveis S/A