Após vários resultados negativos, os modelos produzidos na América Latina enfim apresentam bons resultados sobre o nível de segurança para os passageiros. O LatinNCAP divulgou nesta quarta-feira o resultado da última bateria de crash-tests com uma boa notícia: pela primeira vez veículos produzidos no continente receberam cinco estrelas nos testes no nível de proteção a adultos. Já o nível de segurança para crianças ainda não atingiu nota máxima.
Dois modelos comercializados no Brasil foram aprovados com total. A terceira geração do Ford Focus, produzida na Argentina e o mexicano Volkswagen Jetta receberam cinco estrelas para adultos e quatro para crianças. Os dois sedãs possuem sistema isofix para prender cadeirinha de bebê e as unidades avaliadas possuem airbag duplo.
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Outros dois modelos produzidos e vendidos no Brasil, Hyundai HB20 e Ford EcoSport, ambos com airbag duplo, tiveram bom desempenho, com destaque para o SUV da marca americana. O EcoSport ganhou cinco estrelas para adultos e três para crianças. Já o HB20, levou quatro estrelas para adultos e três para crianças. Os modelos já haviam sido testados, recebendo quatro no caso do Eco e três no modelo coreano. Ambos, no entanto, tiveram atualizações nas características de segurança e fizeram novos testes.
Também foi testado o Chevrolet Malibu, fabricado nos Estados Unidos. Apesar de oferecer dez airbags, o sedã ganhou quatro estrelas para adultos e apenas uma para crianças. Apenas 101 unidades chegaram ao Brasil, com venda exclusiva para os concessionários. O modelo pode voltar a ser negociado no país em 2014.
“A boa proteção oferecia pelo Ford Focus, o Ford EcoSport e o VW Jetta mostra que as fábricas locais podem fabricar carros que oferecem mais segurança dos consumidores”, avaliou o Diretor Técnico do Global NCAP, Alejandro Furas.
Melhorias
Hyundai e Ford bancaram os novos testes dos seus veículos, HB20 e EcoSport, respectivamente. A marca coreana melhorou o nível de proteção das das pernas e do peito do motorista, revisando a construção geral do carro e incluindo IsoFix no modelo.
Já a Ford, incorporou um lembrete de cinco segurança no banco do passageiro e patrocinou os testes de impacto lateral. A nota para segurança dos adultos chegou a cinco estrelas; já o nível de segurança para crianças continuou nas três estrelas.
“A América Latina está entrando em uma nova era de segurança viária. Os fabricantes da região estão reagindo da mesma forma que quando foi apresentado, pela primeira vez, um veículo cinco estrelas em outras regiões. As marcas que contam com veículos seguros e aquelas que se esforçam por melhorar querem demonstrá-lo”, afirma Maria Fernanda Rodríguez, Presidente do Latin NCAP.
Segurança das crianças em risco
Se a segurança geral dos modelos caminha para chegar a bons níveis, ainda faltam mais investimentos e fiscalização para a proteção das crianças. Nenhuma cadeirinha para transporte de crianças no carro é totalmente segura, segundo estudo feito pela Proteste Associação de Consumidores, em parceria com a Global NCAP, organização internacional de avaliação de veículos.
A associação testou 16 modelos e constatou que as marcas comercializadas no Brasil têm desempenho no mínimo aceitável quando submetidas a um impacto frontal. No impacto lateral, no entanto, os resultados variaram de aceitável a fraco, na maioria dos modelos. A marca Cosco, modelo Commuter XP para crianças de 9 a 36 quilos (kg), por sua vez, foi considerada ruim devido ao impacto direto da cabeça do boneco, que simula a criança, contra a lateral do veículo.