A Ford não aguentou esperar novembro chegar para anunciar as novidades de sua linha na 30ª edição do Salão do Automóvel de São Paulo, que abrirá suas portas ao público de 8 a 18. Entre os lançamentos confirmados, o primeiro será o Edge ST, versão de alto desempenho, e logo depois o EcoSport sem o estepe pendurado na tampa traseira, como já é comercializado em outros mercados. Além desses, a marca do oval azul revelou também as tendências futuras, como o conceito Territory, que deverá ser o novo SUV médio a desembarcar no Brasil.
No segmento de SUVs, a Ford destacou três atrações importantes. A primeira foi o novo Edge ST, apresentado no Salão de Detroit em janeiro e que vai desembarcar por aqui trazendo a grife Sport Technologies, a divisão de carros de alto desempenho da Ford. O modelo tem motor V6 de 2.7 litros e 340cv, acoplado ao câmbio automático de oito velocidades. Uma verdadeira usina de força para o SUV. Além disso, a versão traz detalhes que a diferenciam no visual. A Ford revelou que o Edge ST desembarca no Brasil logo após o Salão.
PENDURICALHO A outra surpresa anunciada pela montadora foi o EcoSport Titanium sem o estepe pendurado na traseira. O penduricalho de peso já não estava presente no EcoSport comercializado na Europa e Estados Unidos, mas a Ford afirma que era um detalhe que agradava o consumidor brasileiro. A montadora só não revelou quando o SUV compacto sem o estepe pendurado chegará ao mercado. Só afirmou que “a novidade futuramente estará nas ruas”. Ainda no segmento de utilitários-esportivos, a Ford mostrou o Territory, que será mostrado no Salão do Automóvel de São Paulo como conceito. Desenvolvido na China, trata-se de um novo SUV médio global que se destaca pela tecnologia embarcada. A montadora vai avaliar a receptividade do público durante a mostra, mas tudo indica que o Territory será em breve a nova opção da marca no segmento.
CONCEITOS Outros conceitos serão exibidos para testar o interesse dos consumidores, entre eles o Ka Urban Warrior, com roupagem esportiva para o sedã compacto, e as versões Storm e Black da picape Ranger, ambas com cabine dupla e motor a diesel, com grandes chances de desembarcar por aqui. A Ranger Storm tem pintura em duas cores e elementos que a deixam mais robusta. A Ranger Black tem a cor preta como destaque, por fora e por dentro. A nova geração do Mustang também estará presente no estande da marca, que vai destacar ainda o Fusion Hybrid plug-in, que ganhou nova bateria que pode ser recarregada na tomada.
MOBILIDADE Outra novidade apresentada pela Ford foi o Tapete de Acessibilidade, protótipo desenvolvido para levar mais mobilidade e independência aos cadeirantes. Na prática, trata-se do tapete do porta-malas do EcoSport, que pode ser transformado em uma rampa portátil para superar obstáculos com a cadeira de rodas. “O Tapete de Acessibilidade segue a mesma linha do Boné Alerta, protótipo que foi apresentado no ano passado para alertar os caminhoneiros quando é hora de fazer uma pausa para não dormir no volante”, disse Lyle Watters, presidente da Ford América do Sul.