UAI

Edição 2013 da Automec reúne empresas que atuam no setor de reposição e reparação automotiva

Encontro é marcado por grande expectativa em torno da implantação do novo regime automotivo brasileiro

Publicidade
Foto:

A japonesa Aisin juntou os seus equipamentos em uma estrutura

 

 

Como sempre ocorre a cada dois anos, a Automec é a grande vitrine para as empresas que atuam no setor de reposição e reparação automotiva. Realizada em uma área de 36 mil metros quadrados no Anhembi, a edição de 2013 é marcada por uma grande expectativa em torno da implantação do novo regime automotivo brasileiro a partir deste ano, que deve impulsionar os negócios. Na opinião dos dirigentes, autoridades e porta-vozes das principais indústrias do setor, a expectativa é de um crescimento de 5% este ano. Mas eles ressaltam que é preciso “mudar e inovar, para ser competitivo tanto no mercado interno como nas exportações”. A participação de 72 mil compradores estrangeiros, a presença de 1.200 marcas e a visita de mais de 70 mil pessoas mostram a força da Automec.

 

Um dos destaques da edição deste ano é a chegada da gigante japonesa Aisin, do Grupo Toyota, que produz componentes de transmissão, freios, chassi, carroceria, motor e eletrônica para Honda, General Motors e Volkswagen, além da própria Toyota. Ela inaugurou recentemente sua segunda fábrica no Brasil, em Itu, interior paulista. Outra grande empresa que também faz seu lançamento oficial no mercado brasileiro durante a feira é a fabricante de pneus Dunlop, que apresenta modelos para carros de passeio, utilitários e veículos de carga. Ela vai inaugurar em breve a sua unidade fabril em Fazenda Rio Grande (PR).

TECNOLOGIA
A feira também mostra algumas novidades tecnológicas, como alinhamento de direção tridimensional, que garante mais precisão; aplicativo (Guia de Oficinas Brasil) para baixar em smartphones que ajuda o motorista a localizar a oficina mais próxima e, depois do atendimento, avaliá-la; diversas técnicas inovadoras no reparo de carroceria, amortecedores com maior durabilidade e três anos de garantia, entre outros. A exposição também é palco de palestras para atualização dos mecânicos e pessoas ligadas ao setor. Os organizadores montaram uma oficina modelo, que possibilita aos palestrantes e técnicos mostrarem na prática o funcionamento de máquinas, ferramentas e equipamentos.

Na Automec, os expositores usam e abusam da criatividade para chamar a atenção dos visitantes, desde a presença de carrões e modelos maravilhosas até diversões, como um cenário de campo de futebol para treinar a pontaria em chutes a gol, que valem brindes. A empresa aproveitou o tema para trazer alguns craques do passado, como Careca, Zenon, Serginho Chulapa, Vampeta, entre outros. A Nakata criou uma promoção interessante, que vai sortear hoje um Maverick GT impecável. Outros trouxeram simuladores de carros de competição, que possibilitam ao visitante um momento de lazer; um Cruze com a carroceria toda pintada com detalhes feitos à mão.

SINDIREPA-MG O Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios de Minas Gerais (Sindirepa-MG) organizou um grupo de 46 pessoas, entre empresários dos setores de mecânica, retífica, motocicleta, lanternagem, pintura e gás natural veicular e dirigentes classistas, para visitar a Automec, uma fábrica de faróis em São Bernardo do Campo e um dos pontos de inspeção ambiental veicular da empresa Controlar, responsável pela vistoria dos veículos licenciados em São Paulo. Para o presidente do Sindirepa-MG, Ramon Melo, a visita tem como objetivo incentivar o associativismo e proporcionar a oportunidade para que os empresários tenham contato com novas tecnologias e processos, troquem informações e conhecimentos sobre a administração de suas empresas. Integravam o grupo o presidente do Sindipeças-MG, Fábio Saccioto, e o presidente do Sinborminas, Elcio Fortunato.

 

O grupo do Sindirepa-MG em visita a uma fábrica de faróis

 

 

(*) Jornalista viajou a conivte do Sindirepa-MG.