UAI

Edição 2018 do Salão do Automóvel de Paris se destaca pela ausência de marcas importantes

Entre as montadoras 'de casa', Peugeot foi a mais criativa, com conceito inspirado no 504 Coupé. Confira as principais atrações da mostra

Publicidade
Edição 2018 do Salão do Automóvel de Paris se destaca pela ausência de marcas importantes
Edição 2018 do Salão do Automóvel de Paris se destaca pela ausência de marcas importantes Foto: Edição 2018 do Salão do Automóvel de Paris se destaca pela ausência de marcas importantes

Peugeot e-Legend


O Salão do Automóvel de Paris abriu as portas ao público na quinta-feira (4) um pouco mais triste do que de costume. Logo no ano em que comemora 120 anos de existência, a mostra foi esvaziada pela ausência de marcas de peso e tradicionais, como Volkswagen, General Motors, Ford, Jeep, Fiat, Alfa Romeo, Nissan, Mitsubishi, Mazda, Subaru, Opel e Volvo. Mas o show precisa continuar, e quem for ao Porte de Versailles vai conferir várias novidades do mundo automotivo.


O modelo mais interessante no salão é o Peugeot e-Legend, conceito elétrico que homenageia o 504 Coupé da década de 1960, com design assinado por Pininfarina. Se a inspiração está no passado, o trem de força é atual, 100% elétrico, e dotado de tecnologias autônomas. O modelo tem 462cv de potência e 81,5kgfm de torque, suficientes para acelerar até os 100km/h em menos de quatro segundos. A velocidade máxima é de 220km/h. A autonomia é de 600 quilômetros. De acordo com a marca do leão, uma carga rápida de 25 minutos já é o suficiente para rodar 498 quilômetros.

Peugeot 508 SW


PERUA Já entre os veículos de produção, a Peugeot estreia o novo 508 SW. O modelo foi apresentado na série limitada First Edition, baseada na versão topo de linha GT, mas com visual mais incrementado, com contorno de grade preto brilhante e rodas de 19 polegadas. O interior traz acabamento em madeira Zebrano e revestimentos de couro Sellier, preto ou vermelho. Os comandos seguem o conceito i-Cockpit, com volante compacto, painel digital configurável e tela de 10 polegadas. O porta-malas conta com sistema de abertura sem as mãos e tem piso em madeira. São duas motorizações disponíveis: a 1.6 turbo a gasolina, com 225cv de potência; e um 2.0 a diesel, com 180cv, ambos combinados com câmbio automático de oito velocidades.

Citroën C5 Aircross


FUTURISTA A Citroën apresentou o C5 Aircross, que foi confirmado para o mercado brasileiro, mas sem uma data definida. Na Europa, o SUV médio já está disponível para pedidos em seis versões. O modelo tem 4,50m de comprimento e porte robusto, mas sem abrir mão do design futurista típico da marca francesa. O interior traz painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas, além de outra tela de oito polegadas, como um tablet. O porta-malas é bem espaçoso, com 580 litros. São duas motorizações, sendo uma a gasolina e outra a diesel, com 130cv e 180cv, respectivamente, sempre com câmbio automático de oito marchas.

BMW Série 3


MUSCULOSO A BMW lançou durante o salão a nova geração do Série 3. Os vincos bem marcados deixam o sedã com linhas musculosas. Além de ter perdido em média 55kg, graças ao uso de metais sofisticados, esta sétima geração também melhorou o coeficiente aerodinâmico. Ele ganhou 8,5 centímetros de comprimento (totalizando 4,70m) e 4cm de entre-eixos (2,85m), evidenciando que o espaço interno foi ampliado. São três opções de motor a diesel, além de dois a gasolina, que são os que nos interessam, de 184cv e 258cv.

Renault K-Ze


ELÉTRICO COMPACTO O destaque da Renault foi o conceito elétrico K-Ze. O protótipo usa como base a mesma plataforma do compacto Kwid, que já entrega a intenção de ser um modelo de baixo custo, mirando principalmente o mercado chinês. O compacto elétrico é menor que o Zoe, com dimensões parecidas com as do Kwid, e sua bateria tem autonomia de 250 quilômetros.

Honda HR-V


QUASE NADA A Honda mostrou o HR-V reestilizado. Lançado em 2015, o visual do modelo foi renovado com luzes de condução diurna de LED integradas aos faróis, lanternas escurecidas e grade em preto brilhante. As mudanças foram sutis, mas se você achou pouco, espere para ver a renovação do modelo no Brasil, bem mais simples. Naquele mercado, o modelo ganhou motor 1.5 turbo para a versão mais sofisticada, que também traz novo quadro de instrumentos.