A Effa Motors exibiu na Fenatran, Feira da Indústria do Transporte em São Paulo, que começou hoje e vai até o dia 30 de outubro, três configurações de um modelo comercial que será produzido em sua planta de Manaus a partir de janeiro de 2010. O modelo Effa Hafei já é comercializado no Brasil nas versões van, furgão e picape desde 2008. Todas são impulsionadas pelo mesmo motor a gasolina de 970 cm³ ? de origem Suzuki ? com 47 cv de potência a 5 mil rpm e 7,4 kgfm de torque a 3.500 rpm, controlados por um câmbio manual de cinco marchas. A configuração van tem espaço para sete passageiros, a despeito do comprimento de 3,72 metros. O furgão leva até 570 kg, uma capacidade de carga que sobe para 620 kg na versão normal da picape e 760 kg na estendida.
A empresa representa a fabricante chinesa de automóveis Hafei Auto. De acordo com a Effa, o investimento na montagem dos veículos, que chegam semi-desmontados da China, é de US$ 10 milhões, cerca de R$ 17 milhões. Os modelos irão passar a vir completamente desmontados a partir de agosto de 2008, período no qual a Effa irá investir mais US$ 8 milhões, o equivalente a R$ 13,7 milhões na fábrica, que terá um centro de pintura a partir de 2011.
Com a iniciativa serão gerados cerca de 200 empregos diretos. ?Nossa meta é produzir perto de 1.000 veículos em Manaus no primeiro ano de atividade?, afirma Eduardo Effa, presidente da Effa Motors. A marca ficou mais famosa pelo modelo M100, compacto lançado em 2008 como o mais barato do mercado brasileiro e que será produzido no Uruguai a partir de 2010.