De Guarulhos (SP)* - É impressionante pensar que uma pessoa pode gastar mais de R$ 400 mil em um Volvo XC40 elétrico e ter uma menor condição de mobilidade do que quem tem um Uno velho. Como o Brasil ainda não tem uma rede de eletropostos para cobrir as rodovias, a verdade é que um carro elétrico ainda não pode ir muito longe.
Entre algumas iniciativas presentes no Brasil para criar essa infraestrutura de recarga para carros elétricos, a Volvo inaugurou um segundo corredor atrelado à cidade de São Paulo. Depois da estreia ligando a capital paulista a Curitiba (PR), chega a vez de Belo Horizonte (MG), com a inauguração de dois eletropostos na Rodovia Fernão Dias.
A convite da Volvo, o VRUM foi conferir a experiência dia viajar de carro elétrico neste novo corredor. O veículo utilizado foi um XC40 elétrico que nós já testamos. Com baterias de 78 kWh, a autonomia do veículo é de 418 quilômetros. Como a distância entre as duas capitais é de quase 600 quilômetros, a existência de eletropostos é fundamental.
Carros elétricos consomem mais na estrada
Como o cálculo da autonomia de um carro elétrico usa um ciclo misto entre estrada e cidade, esse número nunca seria alcançado na rodovia. Além disso, diferente dos veículos a combustão, os carros elétricos têm maior consumo na estrada justamente porque nesse tipo de deslocamento são realizadas poucas desacelerações, que recarregam as baterias.
Outro fator que complica a vida de um carro elétrico na estrada é a velocidade elevada, que costuma "drenar" a energia das baterias rapidamente. Por esse motivo, a parada nos dois eletropostos instalados pela Volvo entre São Paulo e Belo Horizonte é necessária.
Para os carros elétricos, o melhor habitat é a cidade, onde se roda devagar e a todo momento é necessário desacelerar. Curiosamente, esse é o pior cenário para os carros a combustão.
Localização dos eletropostos considera a autonomia do veículo
Começamos nossa aventura em Guarulhos (SP), onde rapidamente estávamos na estrada. Nos primeiros quilômetros o trânsito estava lento, o que proporcionou várias desacelerações, o que em um carro elétrico pode ser traduzido em recarga.
Após cerca de 250 quilômetros, chegamos ao eletroposto de São Gonçalo do Sapucaí (Rodovia Fernão Dias, Km-790). A localização foi pensada para ser a primeira parada para quem vem de São Paulo. Levando em consideração a autonomia da linha elétrica atual da Volvo (pouco mais de 400 quilômetros), é possível chegar ali com tranquilidade.
O carregador ultrarrápido instalado nesse eletroposto tem capacidade para 150 kWh, com duas tomadas. Se você der a sorte de chegar ali e não tiver mais ninguém, toda essa energia pode recarregar as baterias do seu carro rapidamente. Porém, se tiver dois carros ali, a divisão será de 90 kWh para o veículo com menos carga e 60 kWh para o mais carregado.
Especificamente nesse início de funcionamento, o eletroposto de São Gonçalo do Sapucaí está operando com 50 kWh. O motivo é a falta de infraestrutura fornecida pela empresa energética local. De acordo com a Volvo, o pedido já foi feito, e a melhor performance do eletroposto depende do trabalho da energética.
Quanto custa um carregador ultrarrápido?
De acordo com a Volvo, o custo médio de um carregador com essa capacidade é de R$ 800 mil. Por este motivo, ainda existem poucos modelos semelhantes instalados no país. Para se comparar, o custo de uma carregador lento, é de até R$ 15 mil. A propósito, em cada eletroposto existe também um carregador lento, totalizando três pontos de recarga.
Quanto custaria a recarga de um carro elétrico?
Falando em custos, por enquanto as recargas são gratuitas para quem usa carros elétricos. Porém, o custo da recarga completa de um carro como o Volvo XC40 elétrico é de R$ 80. Hoje, com essa quantia daria para comprar cerca de 15 litros de gasolina. Em um carro do porte desse SUV, seria o bastante para rodar 150 quilômetros. Ainda que pagasse a mesma quantia, o veículo elétrico rodaria ao menos o dobro.
Sempre de olho na autonomia
Nessa primeira recarga, o veículo chegou com 29% de carga. Eles foi alimentado com 25 kWh por 45 minutos, saindo de lá com 61% da bateria carregada (portando, recarregou 32%). Como o segundo eletroposto não estava muito longe dali, a pouco mais de 120 quilômetros, era seguro continuar a viagem.
O segundo eletroposto da Volvo no corredor entre as cidades de São Paulo e Belo Horizonte fica no município de Perdões (Rodovia Fernão Dias, Km-667). A cerca de 230 quilômetros de Belo Horizonte, esta é a primeira parada pensada para quem sai da capital mineira. Este carregador ultrarrápido já está operando com a capacidade total de 150 kWh.
Chegamos lá com apenas 16% de bateria. Por um erro da organização, o carro foi tirado do carregador com apenas 86% de carga. Por este motivo não se tem o número exato do tempo de recarga. Pelos cálculos feitos pelo sistema de navegação do veículo, o trecho final até Belo Horizonte tinha cerca de 230 quilômetros e nós chegaríamos com "aflitantes" 13% de bateria.
Perrengue: o trecho final sem eletropostos
Logo no início desse trecho final, o ânimo melhorou depois que encontramos um retorno antes do indicado pelo sistema de navegação. Com essa manobra, a autonomia final aumentou para 19%. Mas, a alegria durou pouco: mesmo adotando uma velocidade relativamente baixa para a rodovia, entre 90 e 100km/h, nossa autonomia estava caindo muito rapidamente.
Com a colaboração do trânsito caótico de Belo Horizonte na hora do rush, chegamos ao nosso destino com 25% de carga, muito folgado. Se tivéssemos uma bola de cristal, não desligaríamos o ar-condicionado. Mas, o fato de não termos saído do último eletroposto com as baterias cheias abalou nosso psicológico.
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Com essa infraestrutura, a viagem entre São Paulo e Belo Horizonte a bordo de um carro elétrico agora é viável. Porém, é preciso fazer um planejamento e estar preparado para alguns contratempos que podem prolongar a viagem. Um exemplo é que os todos os carregadores podem estar sendo usados, e você terá que entrar na fila. Então, além de esperar seu carro carregar, vai precisar esperar também o que está à sua frente.
O projeto de instalação de eletropostos da Volvo
A primeira fase de instalação de eletropostos pela Volvo visa instalar 13 eletropostos, criando corredores a partir de São Paulo, cobrindo um trecho de 3.250 quilômetros. Com o corredor até Belo Horizonte, a marca totalizou 7 eletropostos, formando um trecho de 2.050 quilômetros ligando os estados de Minas Gerais, São Paulo e Paraná. Confira os 13 eletropostos dessa primeira fase:
- Cajati (SP) - Rodovia Regis Bittencourt - Instalado
- São Sebastião (SP) - Rodovia. Dr. Manoel Hipólito do Rêgo - Instalado
- Avaré (SP) - Rodovia Castello Branco - Instalado
- Porto Ferreira (SP) – Rodovia Anhanguera - Instalado
- Botucatu (SP) – Rodovia Marechal Rondon - Instalado
- Perdões (MG) – Rodovia Fernão Dias - Instalado
- São Gonçalo do Sapucaí (MG) – Rodovia. Fernão Dias - Instalado
- São Carlos (SP) – Rodovia Washington Luiz
- Uberlândia (MG) – BR-050
- Itaipava (RJ) – Rodovia Washington Luiz
- Cubatão (SP) – Rodovia dos Imigrantes
- Ubatuba (SP) – Rodovia Oswaldo Cruz
- Jacareí (SP) – Rodovia Presidente Dutra
“Com esses dois eletropostos concluímos metade da primeira fase, totalizando sete
eletropostos de carga rápida instalados. Cada um está em uma região estratégica, que liga
São Paulo à importantes cidades do interior e até mesmo a outros estados. Nos próximos
meses inauguraremos outros pontos, fornecendo cada vez mais infraestrutura para
carregamento dos veículos”, destaca Mirella Cambrea, gerente de estratégia de eletrificação
da Volvo Car Brasil.
O carregamento é gratuito para qualquer usuário, e não apenas para os clientes da Volvo. Os eletropostos estão disponíveis 24 horas por dia. Nos cinco primeiros carregadores instalados já foram realizadas mais de 500 recargas de veículos elétricos.
- Viajou a convite da Volvo