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Eletropostos: viajar de carro elétrico entre SP e BH agora é viável, mas, é bom?

Testamos a estrutura instalada pela Volvo na Rodovia Fernão Dias. Descubra se a aventura vale a pena ou é melhor alugar um carro a combustão

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Eletroposto em São Gonçalo do Sapucaí (MG)
Eletroposto em São Gonçalo do Sapucaí (MG) Foto: Eletroposto em São Gonçalo do Sapucaí (MG)

De Guarulhos (SP)* - É impressionante pensar que uma pessoa pode gastar mais de R$ 400 mil em um Volvo XC40 elétrico e ter uma menor condição de mobilidade do que quem tem um Uno velho. Como o Brasil ainda não tem uma rede de eletropostos para cobrir as rodovias, a verdade é que um carro elétrico ainda não pode ir muito longe.

Entre algumas iniciativas presentes no Brasil para criar essa infraestrutura de recarga para carros elétricos, a Volvo inaugurou um segundo corredor atrelado à cidade de São Paulo. Depois da estreia ligando a capital paulista a Curitiba (PR), chega a vez de Belo Horizonte (MG), com a inauguração de dois eletropostos na Rodovia Fernão Dias.

A convite da Volvo, o VRUM foi conferir a experiência dia viajar de carro elétrico neste novo corredor. O veículo utilizado foi um XC40 elétrico que nós já testamos. Com baterias de 78 kWh, a autonomia do veículo é de 418 quilômetros. Como a distância entre as duas capitais é de quase 600 quilômetros, a existência de eletropostos é fundamental.

Eletropostos da Volvo no corredor entre São Paulo e Belo Horizonte, para recarga de carros elétricos. Esse carregador fica na cidade de Perdões (MG).
Eletroposto de Perdões (MG) fica no KM-667 da Rodovia Fernão Dias (Foto: Murilo Goes/Volvo/Divulgação)

Carros elétricos consomem mais na estrada

Como o cálculo da autonomia de um carro elétrico usa um ciclo misto entre estrada e cidade, esse número nunca seria alcançado na rodovia. Além disso, diferente dos veículos a combustão, os carros elétricos têm maior consumo na estrada justamente porque nesse tipo de deslocamento são realizadas poucas desacelerações, que recarregam as baterias.

Outro fator que complica a vida de um carro elétrico na estrada é a velocidade elevada, que costuma "drenar" a energia das baterias rapidamente. Por esse motivo, a parada nos dois eletropostos instalados pela Volvo entre São Paulo e Belo Horizonte é necessária.

Para os carros elétricos, o melhor habitat é a cidade, onde se roda devagar e a todo momento é necessário desacelerar. Curiosamente, esse é o pior cenário para os carros a combustão.

Localização dos eletropostos considera a autonomia do veículo

Começamos nossa aventura em Guarulhos (SP), onde rapidamente estávamos na estrada. Nos primeiros quilômetros o trânsito estava lento, o que proporcionou várias desacelerações, o que em um carro elétrico pode ser traduzido em recarga.

Após cerca de 250 quilômetros, chegamos ao eletroposto de São Gonçalo do Sapucaí (Rodovia Fernão Dias, Km-790). A localização foi pensada para ser a primeira parada para quem vem de São Paulo. Levando em consideração a autonomia da linha elétrica atual da Volvo (pouco mais de 400 quilômetros), é possível chegar ali com tranquilidade.

O carregador ultrarrápido instalado nesse eletroposto tem capacidade para 150 kWh, com duas tomadas. Se você der a sorte de chegar ali e não tiver mais ninguém, toda essa energia pode recarregar as baterias do seu carro rapidamente. Porém, se tiver dois carros ali, a divisão será de 90 kWh para o veículo com menos carga e 60 kWh para o mais carregado.

Especificamente nesse início de funcionamento, o eletroposto de São Gonçalo do Sapucaí está operando com 50 kWh. O motivo é a falta de infraestrutura fornecida pela empresa energética local. De acordo com a Volvo, o pedido já foi feito, e a melhor performance do eletroposto depende do trabalho da energética.

Quanto custa um carregador ultrarrápido?

Eletropostos da Volvo no corredor entre São Paulo e Belo Horizonte, para recarga de carros elétricos. Esse carregador fica na cidade de Perdões (MG).
Carregador de 150 kWh tem o custo médio final de R$ 800 mil (Foto: Murilo Goes/Volvo/Divulgação)

De acordo com a Volvo, o custo médio de um carregador com essa capacidade é de R$ 800 mil. Por este motivo, ainda existem poucos modelos semelhantes instalados no país. Para se comparar, o custo de uma carregador lento, é de até R$ 15 mil. A propósito, em cada eletroposto existe também um carregador lento, totalizando três pontos de recarga.

Quanto custaria a recarga de um carro elétrico?

Falando em custos, por enquanto as recargas são gratuitas para quem usa carros elétricos. Porém, o custo da recarga completa de um carro como o Volvo XC40 elétrico é de R$ 80. Hoje, com essa quantia daria para comprar cerca de 15 litros de gasolina. Em um carro do porte desse SUV, seria o bastante para rodar 150 quilômetros. Ainda que pagasse a mesma quantia, o veículo elétrico rodaria ao menos o dobro.

Sempre de olho na autonomia

Eletropostos da Volvo no corredor entre São Paulo e Belo Horizonte, para recarga de carros elétricos. Esse carregador fica na cidade de São Gonçalo do Sapucaí (MG).
Painel do carregador traz diversas informações (Foto: Pedro Cerqueira/EM/D.A Press)

Nessa primeira recarga, o veículo chegou com 29% de carga. Eles foi alimentado com 25 kWh por 45 minutos, saindo de lá com 61% da bateria carregada (portando, recarregou 32%). Como o segundo eletroposto não estava muito longe dali, a pouco mais de 120 quilômetros, era seguro continuar a viagem.

O segundo eletroposto da Volvo no corredor entre as cidades de São Paulo e Belo Horizonte fica no município de Perdões (Rodovia Fernão Dias, Km-667). A cerca de 230 quilômetros de Belo Horizonte, esta é a primeira parada pensada para quem sai da capital mineira. Este carregador ultrarrápido já está operando com a capacidade total de 150 kWh.

Chegamos lá com apenas 16% de bateria. Por um erro da organização, o carro foi tirado do carregador com apenas 86% de carga. Por este motivo não se tem o número exato do tempo de recarga. Pelos cálculos feitos pelo sistema de navegação do veículo, o trecho final até Belo Horizonte tinha cerca de 230 quilômetros e nós chegaríamos com "aflitantes" 13% de bateria.

Perrengue: o trecho final sem eletropostos

Eletropostos da Volvo no corredor entre São Paulo e Belo Horizonte, para recarga de carros elétricos. Esse carregador fica na cidade de São Gonçalo do Sapucaí (MG).
Nosso XC40 elétrico na tomada (Foto: Murilo Goes/Volvo/Divulgação)

Logo no início desse trecho final, o ânimo melhorou depois que encontramos um retorno antes do indicado pelo sistema de navegação. Com essa manobra, a autonomia final aumentou para 19%. Mas, a alegria durou pouco: mesmo adotando uma velocidade relativamente baixa para a rodovia, entre 90 e 100km/h, nossa autonomia estava caindo muito rapidamente.

Com a colaboração do trânsito caótico de Belo Horizonte na hora do rush, chegamos ao nosso destino com 25% de carga, muito folgado. Se tivéssemos uma bola de cristal, não desligaríamos o ar-condicionado. Mas, o fato de não termos saído do último eletroposto com as baterias cheias abalou nosso psicológico.

Com essa infraestrutura, a viagem entre São Paulo e Belo Horizonte a bordo de um carro elétrico agora é viável. Porém, é preciso fazer um planejamento e estar preparado para alguns contratempos que podem prolongar a viagem. Um exemplo é que os todos os carregadores podem estar sendo usados, e você terá que entrar na fila. Então, além de esperar seu carro carregar, vai precisar esperar também o que está à sua frente.

O projeto de instalação de eletropostos da Volvo

Eletropostos da Volvo no corredor entre São Paulo e Belo Horizonte, para recarga de carros elétricos. Esse carregador fica na cidade de Perdões (MG).
Além do carregador rápido, com capacidade para carregar dois veículos, eletropostos têm carregador lento (à direita) (Foto: Murilo Goes/Volvo/Divulgação)

A primeira fase de instalação de eletropostos pela Volvo visa instalar 13 eletropostos, criando corredores a partir de São Paulo, cobrindo um trecho de 3.250 quilômetros. Com o corredor até Belo Horizonte, a marca totalizou 7 eletropostos, formando um trecho de 2.050 quilômetros ligando os estados de Minas Gerais, São Paulo e Paraná. Confira os 13 eletropostos dessa primeira fase:

  • Cajati (SP) - Rodovia Regis Bittencourt - Instalado
  • São Sebastião (SP) - Rodovia. Dr. Manoel Hipólito do Rêgo - Instalado
  • Avaré (SP) - Rodovia Castello Branco - Instalado
  • Porto Ferreira (SP) – Rodovia Anhanguera - Instalado
  • Botucatu (SP) – Rodovia Marechal Rondon - Instalado
  • Perdões (MG) – Rodovia Fernão Dias - Instalado
  • São Gonçalo do Sapucaí (MG) – Rodovia. Fernão Dias - Instalado
  • São Carlos (SP) – Rodovia Washington Luiz
  • Uberlândia (MG) – BR-050
  • Itaipava (RJ) – Rodovia Washington Luiz
  • Cubatão (SP) – Rodovia dos Imigrantes
  • Ubatuba (SP) – Rodovia Oswaldo Cruz
  • Jacareí (SP) – Rodovia Presidente Dutra

“Com esses dois eletropostos concluímos metade da primeira fase, totalizando sete
eletropostos de carga rápida instalados. Cada um está em uma região estratégica, que liga
São Paulo à importantes cidades do interior e até mesmo a outros estados. Nos próximos
meses inauguraremos outros pontos, fornecendo cada vez mais infraestrutura para
carregamento dos veículos”, destaca Mirella Cambrea, gerente de estratégia de eletrificação
da Volvo Car Brasil.

O carregamento é gratuito para qualquer usuário, e não apenas para os clientes da Volvo. Os eletropostos estão disponíveis 24 horas por dia. Nos cinco primeiros carregadores instalados já foram realizadas mais de 500 recargas de veículos elétricos.

  • Viajou a convite da Volvo