Tendência no mundo desenvolvido, os carros eletrificados também aumentaram sua participação no mercado brasileiro. Em 2022 foram emplacadas 49.245 unidades de veículos leves dessa modalidade, entre híbridos e elétricos.
O volume de híbridos e elétricos emplacados em 2022 corresponde a 2,5% do total de automóveis e comerciais leves licenciados no último ano. Pode parecer pouco, mas é um salto significativo em relação a 2021, quanto essa fatia era de 1,8% (34.990 unidades).
Evolução emplacamentos de veículos eletrificados (híbridos e elétricos) no Brasil
ANO UNIDADES 2012 117 2013 491 2014 855 2015 846 2016 1.091 2017 3.296 2018 3.970 2019 11.858 2020 19.745 2021 34.990 2022 49.245 TOTAL 126.504
Eletrificados plug-in, híbridos e elétricos, foram destaque
Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), os destaques de 2022 foram os veículos elétricos plug-in, ou seja, híbridos e elétricos que são recarregados na tomada. Os carros 100% elétricos (os chamados BEVs) somaram 8.458 emplacamentos, crescimento de 197% em relação ao ano anterior.
Já os híbridos plug-in (PHEVs), que podem ser carregados na tomada, foram 10.348 das unidades emplacadas, aumento de 20,4% comparado com 2021. Os híbridos convencionais, que tendem a ser os eletrificados mais acessíveis, somaram 30.439 emplacamentos em 2022.
Mais oferta de modelos e estrutura de recarga
Ainda conforme a análise da ABVE, o avanço observado nos veículos híbridos plug-in e elétricos (PHEV e BEV) em 2022 pode associar-se a fatores relacionados à maior oferta de modelos no mercado, além do avanço na infraestrutura de recarga, que ganhou mais robustez e relevância.
Estimativas de associados do Grupo de Infraestrutura da ABVE indicam que existem cerca de 3 mil eletropostos públicos e semipúblicos espalhados pelo Brasil. A Associação acredita que até 2025 essa rede pode chegar a 10 mil.
- Acompanhe o VRUM também no Dailymotion e no YouTube!