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Brasil emplacou quase 50 mil veículos híbridos e elétricos em 2022

Número corresponde a 2,5% dos emplacamentos de automóveis e comerciais leves. Destaques foram os veículos elétricos plug-in

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Kwid E-Tech tem 65cv de potência e 186 quilômetros de autonomia
Kwid E-Tech tem 65cv de potência e 186 quilômetros de autonomia Foto: Kwid E-Tech tem 65cv de potência e 186 quilômetros de autonomia

Tendência no mundo desenvolvido, os carros eletrificados também aumentaram sua participação no mercado brasileiro. Em 2022 foram emplacadas 49.245 unidades de veículos leves dessa modalidade, entre híbridos e elétricos.

O volume de híbridos e elétricos emplacados em 2022 corresponde a 2,5% do total de automóveis e comerciais leves licenciados no último ano. Pode parecer pouco, mas é um salto significativo em relação a 2021, quanto essa fatia era de 1,8% (34.990 unidades).

Evolução emplacamentos de veículos eletrificados (híbridos e elétricos) no Brasil

ANOUNIDADES
2012117
2013491
2014855
2015846
20161.091
20173.296
20183.970
201911.858
202019.745
202134.990
202249.245
TOTAL126.504
Fonte: ABVE

Eletrificados plug-in, híbridos e elétricos, foram destaque

Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), os destaques de 2022 foram os veículos elétricos plug-in, ou seja, híbridos e elétricos que são recarregados na tomada. Os carros 100% elétricos (os chamados BEVs) somaram 8.458 emplacamentos, crescimento de 197% em relação ao ano anterior.

Já os híbridos plug-in (PHEVs), que podem ser carregados na tomada, foram 10.348 das unidades emplacadas, aumento de 20,4% comparado com 2021. Os híbridos convencionais, que tendem a ser os eletrificados mais acessíveis, somaram 30.439 emplacamentos em 2022.

Mais oferta de modelos e estrutura de recarga

Eletropostos da Volvo no corredor entre São Paulo e Belo Horizonte, para recarga de carros elétricos. Esse carregador fica na cidade de São Gonçalo do Sapucaí (MG); matéria sobre emplacamentos de veículos híbridos e elétricos de 2022.
Carregador é de 150 kWh, voltado para recargas rápidas

Ainda conforme a análise da ABVE, o avanço observado nos veículos híbridos plug-in e elétricos (PHEV e BEV) em 2022 pode associar-se a fatores relacionados à maior oferta de modelos no mercado, além do avanço na infraestrutura de recarga, que ganhou mais robustez e relevância.

Estimativas de associados do Grupo de Infraestrutura da ABVE indicam que existem cerca de 3 mil eletropostos públicos e semipúblicos espalhados pelo Brasil. A Associação acredita que até 2025 essa rede pode chegar a 10 mil.

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