A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) divulgou o ranking de emplacamentos do mercado brasileiro para novembro. Como o campeão já está definido há muito tempo – o Chevrolet Onix já soma 219.771 unidades emplacadas –, a emoção está guardada para quem será o segundo colocado, uma disputa travada entre Ford Ka e Hyundai HB20. Por enquanto, a vantagem é do hatch compacto da Ford, que ampliou a diferença de 582 unidades, em outubro, para 1.500, em novembro. Isso revela que a renovação do HB20, que inicialmente não foi bem recebida pelo mercado, não fez frente ao Ka.
Mesmo com os recalls envolvendo o Chevrolet Onix Plus, em novembro foram emplacadas 8.092 unidades do modelo. E sua geração anterior, o Prisma, que continua em linha, também registra boas 2.744 unidades. Outros impactos da chegada do novo sedã: os emplacamentos do Chevrolet Cobalt reduziram de 1.467, em outubro, para 898, em novembro, e sua permanência está ameaçada. Já o novo HB20S ainda não caiu nas graças dos compradores, tendo emplacado 2.596 unidades em novembro, sem superar os 2.769 vendidos em outubro, que pertenciam à geração anterior, e ainda longe da média de 3.500 veículos registrada nos três meses anteriores.
Depois de registrar 6.210 emplacamentos em outubro, o novo Toyota Corolla teve um mês de novembro ruim, com 4.560 unidades, abaixo ainda da média registrada antes de sua renovação. Seu irmão Prius continua minguando, caindo de 74 para 22 emplacamentos em novembro, confirmando que sua tendência é mesmo ser substituído pelo Corolla Hybrid. Outro modelo que não deve durar muito é o Ford Fusion, que também vem caindo pelas tabelas, tendo registrado 27 emplacamentos em outubro, e agora em novembro, apenas 12.
PERUAS Os emplacamentos de novembro decretaram a extinção definitiva das peruas compactas, que já tinha sofrido a baixa oficial da Volkswagen Space Fox. Agora, a queda acentuada das vendas da Fiat Weekend de 513, em outubro, para 81, em novembro, indica os rumos que a perua derivada do Palio deve tomar. Mas a Fiat não confirma o encerramento da produção do modelo.
Se números muito baixos de emplacamento costumam indicar o fim da vida de um modelo, altas abruptas também podem significar o mesmo. O Fiat Doblò teve um desses saltos, passando de uma média de 400 unidades mensais para 946 emplacamentos em novembro, sendo que 859 dessas unidades vendidas para pessoa jurídica (vendas diretas). Ainda falando de modelos práticos, na disputa entre Fit e Spin, deu a minivan da Chevrolet, com 26.066 emplacamentos até novembro, contra 22.927 do modelo da Honda.
SUVS Entre os SUVs compactos, ninguém mais alcança o Jeep Renegade, que já tem 63.022 emplacamentos. Porém, a segunda colocação ainda está em aberto, com a disputada acirrada entre Hyundai Creta (50.837 unidades) e Nissan Kicks (50.091). Falta bem pouco para o Volkswagen T-Cross, lançado em abril, ultrapassar o Ford EcoSport. No acumulado até novembro, o SUV compacto da VW soma 30.451 emplacamentos, contra 30.930 do “suvinho” da Ford. Na real, o T-Cross foi o utilitário-esportivo compacto mais vendido de novembro, com 6.256 unidades, superando até o líder Renegade, que teve 6.233 emplacamentos, revelando qual será a briga de 2020.