Nem sempre nos recordamos, mas o mundo da velocidade vai muito além das pistas de corrida. Em parceria com a Mercedes-Benz, a Cigarete Racing apresentou na feira internacional de barcos de Miami o 41’ AMG Carbon Edition, embarcação de luxo inspirada no Mercedes-AMG GT 63 S, cupê de quatro portas vendido no Brasil desde outubro de 2018. A cooperação entre os dois fabricantes vem de longa data, sendo o 11º barco desenvolvido nessa parceria, alcançando altos padrões em termos de desempenho e versatilidade.
A equipe de engenheiros da Cigarette Racing fixou como principal meta durante o desenvolvimento do barco a redução de peso. Comparado ao modelo apresentado pela parceria em 2017, o GT R Performance, os engenheiros conseguiram reduzir cerca de 250 quilos graças à otimização de materiais, o que inclui o amplo uso da fibra de carbono. O casco de 41 pés (12,5 metros) de comprimento apresenta uma construção rígida inovadora, com laminados de fibra de carbono estrutural em ambos os lados.
O material leve e resistente também foi usado no deque, no leme, no revestimento do teto e na capota rígida do barco. A construção leve também garantiu a diminuição do centro de gravidade, melhorando a condução nas manobras em alta velocidade. “Por 12 anos temos elevado os limites de desempenho em terra e no mar com a Cigarette Racing. Esta nova embarcação impressiona com seu altíssimo desempenho e design expressivo", disse Tobias Moers, chairman da Mercedes-AMG GmbH.
O design do barco é o resultado da parceria dos designers das marcas. O casco é pintado com a tonalidade cinza grafite magno, com um acabamento desenvolvido exclusivamente para o cupê de quatro portas. Essas características foram trazidas para o interior, criando um ambiente típico de um Mercedes-AMG. O estofamento do banco foi customizado em harmonia com os padrões exteriores, projetados exclusivamente para essa edição. Outra novidade aplicada no interior desse barco é a tecnologia "Cigarette Cool", capaz de refletir até 30% do calor absorvido, tornando possível a escolha de cores mais escuras.
O cockpit é equipado com três telas táteis de 17 polegadas, que mostram as coordenadas do GPS, gráficos de navegação e dados sobre o motor e operação. O display também pode ser usado para controlar a iluminação ambiente a bordo. O luxuoso espaço interior permite que grupos de passageiros maiores sejam acomodados, podendo transportar oito passageiros em velocidade máxima ou até 20 pessoas em velocidade de cruzeiro. O barco é movido por quatro motores externos Mercury Racing 400R. Juntos, esses propulsores geram 1.600cv de potência e alcançam a velocidade máxima de 142km/h, números de desempenho extraordinários neste segmento de barcos.