UAI

Chevrolet Equinox EV está confirmado para o Brasil

O modelo chegará para completar o portfólio elétrico da Chevrolet, que incluirá, também, o Silverado EV e o Blazer EV, além do Bolt EV já lançado

Publicidade
O Equinox é um dos modelos elétricos da GM que chegarão ao Brasil em breve
O Equinox é um dos modelos elétricos da GM que chegarão ao Brasil em breve Foto: O Equinox é um dos modelos elétricos da GM que chegarão ao Brasil em breve

Após revelar o Silverado e o Blazer elétricos, a General Motors acaba de confirmar o seu terceiro modelo zero emissão do ano: o novo Chevrolet Equinox EV. O SUV médio promete aliar sustentabilidade, acessibilidade e eficiência.

“Estamos em um ponto de inflexão onde os EVs se tornarão a principal escolha da próxima geração de consumidores, e o Chevrolet Equinox EV será o produto que vai liderar esta trajetória para nós. Com a flexibilidade proporcionada pela plataforma Ultium da GM, vamos oferecer para o mercado veículos elétricos nas mais variadas faixas de preço e propostas".

Mary Barra, presidente e CEO da General Motors.

Espera-se que o Chevrolet Equinox EV seja um dos SUVs elétricos mais acessíveis de sua categoria. Ele estará disponível em configurações com autonomia estimada de até 500 quilômetros com carga completa. Além disso, o SUV terá uma edição limitada da versão RS, com acabamento esportivo.

A marca já conta com um modelo elétrico disponível no mercado: o Bolt EV. O Silverado EV e o Blazer EV, assim como o Chevrolet Equinox EV, também ainda não foram lançados.

Segundo Scott Bell, vice presidente da Chevrolet, a montadora está pronta para oferecer uma ampla gama de EVs.

"Conhecemos como ninguém o perfil de clientes de picapes e SUVs e estamos canalizando toda essa experiência para a nossa nova linha de EVs".

Scott Bell,

Performance do novo Chevrolet Equinox EV

O novo Chevrolet Equinox EV dispõe de configuração padrão com tração dianteira, motorização com 213cv de potência e 33,5kgfm de torque instantâneo.

Há, também, outra configuração com tração integral eAWD de 294cv e 47,8kgfm.

Ambas as configurações trazem a tecnologia One-Pedal Driving, que permite conduzir o novo Chevrolet Equinox EV apenas com o acelerador. Sendo assim, ao reduzir a pressão sobre o pedal, o veículo inicia o processo de frenagem regenerativa para aproveitar a energia cinética que ajuda a recarregar a bateria, otimizando a autonomia

A tecnologia de carregamento é composta por:

  • Sistema padrão de 11,5kW (AC), que pode somar até 56 quilômetros de autonomia estimada por hora de carga;
  • Carregamento de 19,2kW (AC) nas versões mais sofisticadas, que pode somar até 85 quilômetros de autonomia estimada por hora de carga;
  • Capacidade padrão de carga rápida (DC) de até 150kW, que permite adicionar aproximadamente 115 quilômetros de autonomia estimada em 10 minutos de carga.

Pacote tecnológico

Além da tecnologia Ultium (composta por plataforma, conjunto de baterias e de propulsão), o Chevrolet Equinox EV tem sistema multimídia com tela de 17,7 polegadas e recursos de assistência ao motorista, como o Super Cruise. Esse serviço é capaz de conduzir o veículo praticamente de forma autônoma por estradas compatíveis.

Outros recursos disponíveis incluem:

  • Iluminação frontal e traseira animadas;
  • Rodas de até 21 polegadas;
  • Iluminação ambiente personalizada;
  • Volante, limpadores do para-brisas e bancos dianteiros e traseiros aquecidos;
  • Navegação com planejamento de rotas que ajuda a localizar postos de recarga;
  • Alerta de colisão frontal e traseira com frenagem automática de emergência;
  • Controle de cruzeiro adaptativo;
  • Assistente de manobras com câmera de visão 360 graus.

Chegada no Brasil ainda não tem data certa

Apesar de já confirmado para o Brasil, o Chevrolet Equinox EV ainda não tem data certa de chegada por aqui.

O modelo estreará no fim de 2023 nos Estados Unidos. Depois disso, será lançado nos outros mercados, como o brasileiro. A produção será na fábrica da GM em Ramos Arizpe, no México.

O VRUM já testou o Chevrolet Bolt EV; assista o vídeo!

https://www.youtube.com/watch?v=6qoQ4J--9WA