A Chevrolet apresentou a nova geração do Onix e do Onix Plus (o antigo sedã Prisma). O lançamento é a estreia mundial do hatch compacto, que certamente será o modelo mais vendido do Brasil em 2019, pelo quinto ano consecutivo. Já o sedã já havia feito sua estreia na China. Enquanto o Onix Plus começa a ser vendido ainda neste mês, o novo Onix chega às concessionárias da marca em novembro. Confira o que sabemos até o momento, já que as informações completas serão divulgadas apenas amanhãs, no lançamento oficial.
PREÇOS
Os preços da nova geração divulgados até agora são:
Onix LT 1.0 MT — R$ 51.590
Onix LTZ 1.0 turbo AT — R$ 66.290
Onix Plus LT 1.0 turbo MT — R$ 61.190
Onix Plux LTZ 1.0 turbo AT — R$ 70.990
Vale lembrar que a geração anterior, a reestilizada, continua a ser vendida com o sobrenome Joy.
MEDIDAS
O Onix Plus tem 8 centímetros a mais de entre-eixos em relação ao Prisma (geração anterior), totalizando 2,60 metros, uma evolução significativa que se traduz em mais espaço interno. O comprimento passa de 4,28m, do Prisma, para 4,47m. A largura foi ampliada em 4cm, alcançando agora 1,74m. O maior espaço abre as portas para que o modelo participe também, nas versões mais caras, do segmento dos compactos premium.
MOTOR
Talvez a evolução mais importante esteja debaixo do capô, com a chegada do motor tricilíndrico 1.0 turbo, com 116cv de potência. Com este propulsor, fabricado no Brasil, o sedã acelera até os 100km/h em 9,7 segundos. De acordo com o Inmetro, quando abastecido com gasolina, o consumo de combustível do Onix Plus é de 12km/l na cidade e 15,7km/l na estrada. Abastecido com etanol, o consumo passa a ser 8,6km/l em ciclo urbano e 10,9km/l no rodoviário.
SEGURANÇA
Uma boa notícia é que o Onix Plus (e provavelmente também o Onix) traz de série seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina), além de controle eletrônico de tração e estabilidade. Com isto, junto à nova plataforma modular GEM (Global Emerging Markets), o sedã (e provavelmente o hatch também) recebeu nota máxima (5 estrelas) para proteção a adultos e crianças pelo Latin NCAP, além do Prêmio Advanced Award pela proteção de pedestres.
CONECTIVIDADE
Como já era esperado, a família Onix recebeu a última versão da central multimídia MyLink, que fez sua estreia na recente reestilização do Cruze, que traz como destaque a conexão wi-fi 4G nativa, porém o serviço será pago.