Como funciona o ABS?
Se o motorista pisa para valer no pedal do freio, numa situação de emergência, as rodas se travam e se arrastam no asfalto. Com três conseqüências:
1 - Aumenta consideravelmente o espaço de frenagem;
2 - O carro perde a dirigibilidade. O motorista vira o volante para desviar do obstáculo, mas as rodas não obedecem;
3 - Desgaste violento do pneu se atritando contra o asfalto. Em alta velocidade e em piso seco e granulado, uma derrapagem longa é suficiente para inutilizar o pneu.
O ABS é um sistema eletrônico que "percebe" (com sensores) que as rodas estão parando, embora o carro continue em movimento. E evita seu bloqueio ao intervir no sistema hidráulico para reduzir a pressão exercida no circuito. O motorista ?sente? a atuação do sistema, pois o pedal do freio pulsa, indicando a atuação da bomba hidráulica do ABS.
Quanto menor o atrito do piso, mais importante é o sistema antibloqueio: no asfalto molhado, na estrada de terra, no calçamento ou com um pouco de areia no piso, o ABS é fundamental como equipamento de segurança ativa. Numa situação de emergência, ele evita a colisão não só por reduzir o espaço de frenagem, mas também ao permitir que o motorista desvie o carro do obstáculo à frente.
É inviável instalar o ABS no carro usado: o sistema é composto de componentes mecânicos, hidráulicos e eletrônicos e tem que ser aplicado na linha de montagem.