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Fábrica da Ford em Camaçari agora pertence ao governo da Bahia

Transação deve facilitar as negociações com a chinesa BYD, que produzirá carros elétricos no Estado

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Fábrica que a Ford inaugurou em 2001 está fechada há cerca de dois anos
Fábrica que a Ford inaugurou em 2001 está fechada há cerca de dois anos Foto: Fábrica que a Ford inaugurou em 2001 está fechada há cerca de dois anos

A instalação da montadora chinesa BYD na Bahia está mais próxima. A Ford vendeu a fábrica no Polo Automotivo de Camaçari (BA) ao governo da Bahia. O acordo de reversão foi assinado na última sexta-feira (11) e o valor da venda não foi divulgado. Com a venda do terreno, o governo do Estado poderá avançar nas negociações com a chinesa BYD.

No fim de julho, a BYD anunciou que pretende investir R$ 3 bilhões, por meio da instalação de três fábricas no estado que criarão 5 mil empregos. Uma das unidades, informou a montadora chinesa, será dedicada à produção de chassis para ônibus e caminhões elétricos.

Na outra, a marca chinesa vai fabricar de automóveis elétricos e híbridos, com capacidade estimada em 150 mil unidades por ano na primeira fase, podendo dobrar a produção. Essa será a primeira fábrica de carros elétricos da empresa no continente americano. A terceira unidade vai processar lítio e ferro fosfato, para atender ao mercado externo.

BYD vai ficar com a fábrica?

A BYD aguarda decisões sobre incentivos fiscais que serão herdados da Ford no regime especial para montadoras do Nordeste, cujo vencimento está previsto para 2025. Até o momento, a empresa ainda não informou se aproveitará a antiga fábrica da Ford ou se erguerá uma nova unidade industrial, a partir do zero.

Na votação do segundo turno da reforma tributária, na Câmara, a prorrogação do incentivo até 2032 foi derrubada por um voto. No Senado, onde os estados do Norte, do Nordeste e do Centro-Oeste têm maior peso, a extensão do benefício poderá ser reinstituída no texto.

Durante visita à China em abril, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu-se com o presidente da BYD, Wang Chuanfu. Na ocasião, Chuanfu falou sobre as políticas públicas chinesas que deram ao país “uma indústria forte de veículos elétricos”, tanto de carros de passeio como ônibus de transporte público.

Ford fechou fábrica em 2021

O complexo industrial de Camaçari está parado desde janeiro de 2021, quando a Ford anunciou a saída do Brasil como fabricante, passando a atuar somente como importadora. No local eram fabricados o SUV EcoSport e a família Ka com hatch e sedã.

Além da unidade na Bahia, a Ford fechou a fábrica de Taubaté (SP), que produzia motores, caminhões e modelos como o Ford Fiesta. Vendido a uma imobiliária, o local manteve a finalidade industrial, abrigando um centro de operação industrial da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN).

No fim de 2021, o grupo Ford fechou a fábrica em Horizonte (CE), que produzia jipes da marca Troller. A venda da unidade continua em negociação com o governo do estado. A empresa manteve apenas o Centro de Desenvolvimento de Produto, na Bahia; o campo de provas, em Tatuí (SP); e sua sede regional em São Paulo.