UAI

Fabricantes exibem show de tecnologia no Salão de Frankfurt

As propostas das montadoras para os problemas atuais, como poluição, consumo menor, mobilidade e comunicação, são o foco desta edição da maior feira automotiva do mundo

Publicidade
Foto:


DE FRANKFURT
- Ao contrário da última edição da mostra alemã, em 2009, cujo clima refletia um pouco a preocupação com a recessão que poderia vir, o Salão de Frankfurt deste ano, que será aberto ao público nesta quinta-feira e termina dia 25, demonstra que os fabricantes estão mais animados, principalmente os anfitriões, como BMW, Mercedes, Volkswagen, Audi e Porsche, que colocaram bastante “fichas na mesa”, apostando nos bons resultados que obtiveram no primeiro semestre de 2011. Mas as marcas italianas, francesas e coreanas também exibem importantes novidades, como Ferrari 458 conversível , novo Hyundai i30, nova geração do Renault Twingo, o conceito Kia GT e a minivan futurista Peugeot HX1. Talvez devido ao alto padrão de exigência do mercado europeu, as marcas chineses tiveram participação discreta e limitada a três montadoras.

Clique aqui e veja mais fotos de Frankfurt!


Depois de aparecer como conceito na edição de 2007, e passar por algumas evoluções, o compacto up! finalmente chega ao mercado europeu. Ele é uma das grandes armas da Volkswagen para alcançar a liderança do mercado mundial em 2018. O carrinho, que é um dos destaques do Salão, deve chegar ao Brasil dentro de dois anos, mas sem a sofisticação do modelo europeu, em uma opção bem mais básica. Nas palavras do presidente da marca no Brasil, Thomas Schmall, poderá ser o “novo Fusca, um carro mais barato que o Gol”. Outra novidade da VW que também desembarca no mercado brasileiro (no segundo trimestre de 2012) é a versão com câmbio automático (de seis velocidades) da picape Amarok.

Renault Twingo 2012



As palavras de ordem da 64ª edição foram futuro da mobilidade, diversidade, preocupação com o meio ambiente, sustentabilidade e flexibilidade. Dentro dessas propostas, e preocupados em atender os limites cada vez mais rígidos de emissões, alguns fabricantes optaram pelos híbridos, misturando motores a gasolina ou a diesel com elétricos (como Peugeot), outros escolheram soluções diferentes somente em alguns modelos (com o uso de turbo e injeção direta, como a Ford com a tecnologia Ecoboost) e outros, como a Renault, partiram diretamente para os elétricos.

Clique aqui e veja fotos das musas de Frankfurt!


Bugatti Veyron L'Or Blanc



CARRO NO MUNDO

Por ser a Alemanha um país de vanguarda, e por ser o maior salão do automóvel do mundo (são cerca de 250 mil metros quadrados de área de exposição e 11 pavilhões), Frankfurt sempre é uma grande vitrine das novas tecnologias. E a mostra deste ano não é diferente. A começar pelos anfitriões, como a BMW, que exibe dois modelos elétricos (i3 e i8), com muita fibra de carbono (para baixar o peso e aumentar a eficiência) e faróis com iluminação a laser. Os dois entram em produção em 2014. A marca alemã também apresentou novidades que interessam ao mercado brasileiro, onde chegam no primeiro semestre de 2012: as novas série 1 e 6 e o novo esportivo M5. Mas a decisão da nova fábrica, que pode ser no Brasil, ficou para novembro.

Veja mais no blog do caderno Vrum do Estado de Minas




Dentro do conceito de mobilidade urbana, destaque para os alemães Audi Urban Concept e Volkswagen Nils. A Ford também se destaca com a tecnologia EcoBoost (no Fiesta e no Focus), que opta pelo turbo em conjunto com a injeção direta para baixar o nível de emissões. Na onda dos cupês de quatro portas, a Volvo mostra seu conceito You. Para tentar um lugar ao sol entre os utilitários-esportivos, apresenta sua primeira incursão no segmento: o Kugang. Entre os conceitos, o Citroën Tubik está roubando a cena, pois nove pessoas se acomodam no interior, como se estivessem em uma sala de jantar. Outros passaram por mudanças que não saltam aos olhos, como o lendário Porsche 911, enquanto outros sentem o peso dos anos e a necessidade de mudar, como o Land Rover Defender, que aparece sob a forma do conceito DC100.

(*) Jornalista viajou a convite da Anfavea.

Citroën Tubik