O ano novo começou e muita gente vai aproveitar para cair na estrada e curtir as férias. Se o destino final não for muito longe e o avião não for necessário, preste muita atenção ao seu carro. Para não sofrer qualquer tipo de apuros e se ver obrigado a passar tempo esperando o guincho, o Vrum preparou um check-list de alguns dos itens do veículo que devem ser revisados antes viajar. O consultor técnico Waltônio Cysneiros ajuda dando dicas dos principais quesitos a serem checados. Lembre-se que não é apenas durante as férias que seu carro deve passar por manutenção. Ela é periódica. Então, de olho no seu possante, e boas férias!
Faróis
Verifique se não existem lâmpadas queimadas e se o funcionamento está tudo correto. É importante fazer um regulagem caso haja muita bagagem no porta-malas, pois pode haver um desnivelamento.
Pneus
Observe o desgaste dos pneus, se não está mais desgastado de um lado ou do lado na banda de rodagem. Se isso acontecer, é preciso fazer o alinhamento. Todo pneu tem limitador de desgaste. Quando chegar, é preciso trocar.
Calibragem
Além de beneficiar a vida útil do pneu, ajuda também no consumo de combustível. É preciso olhar o manual do carro para qual ver a calibragem ideal para cada situação, que deve ser feita com o pneu frio, ou seja, antes de viajar. Caso você se esqueça, o recomendável é colocar duas libras a mais.
Estepe
Assim como os pneus que estão rodando, o estepe também merece atenção. Lembre-se de calibrar o estepe.
Amortecedor
Cheque se existe algum vazamento. Se não, é um bom indício. Para ter uma garantia maior, procurar um especialista para se ver se está tudo ok. O recomendável dos amortecedor é vida útil de 40 mil km. A partir disso já pode mostrar fadiga.
Freios
Fique de olho se há vazamento na tubulação, no estado das pastilhas e do disco de freio. Se estiver com um desgaste acima do normal, tem que fazer a troca de um ou outro ou dos dois. É importante verificar o nível do fluído de freio. Abaixo do normal pode significar um vazamento. A troca deve ser feita por completa. Cada modelo tem um prazo de validade.
Motor
Dois itens básicos, mas fundamentais. Nível da água do radiador e óleo de motor. Ambos devem ser checados com o motor frio e antes de cair na estrada.
Extintor
Verificar se o prazo de validade está em dia. Outra dica importante é que a partir desta quinta-feira, 1º de janeiro de 2015, é obrigatório o uso do tipo ABC. O preço médio é de R$ 60.
Palhetas
Para dias de chuvas, o uso das palhetas é indispensável. Por isso é preciso verificar se elas estão desgastadas ou não. A água do reservatório também é importante. O recomendável é adicionar um aditivo específico que ajuda na limpeza do para-brisa.
Cinto de segurança
Lembre de checar o estado do cinto de segurança. O melhor teste é colocar em si mesmo e puxar com força para frente, simulando um acidente. Lembre-se de testar tanto o da frente quanto o traseiro.
Filtros
Realize a manutenção preventiva e, sempre que necessário, efetue a troca dos filtros de óleo e combustível, evitando danos à injeção eletrônica, assim como nos demais sistemas e peças do motor. A recomendação é que a troca destes componentes seja feita sempre em intervalos sugeridos no manual do fabricante do veículo.
Ar-condicionado
Para não passar calor, nem sofrer com problemas respiratórios, recomenda-se fazer uma higienização do ar-condicionado. Com usos de produtos adequados, ajuda a eliminar bactérias que ficam nos dutos e filtros. Caso você sentir que o ar não está gelando, é sinal de possíveis vazamentos.