Em Chaozhou, cidade na China, um carro Tesla Model Y aparentemente apresentou uma “pane” e acelerou descontroladamente pela rua onde trafegava, deixando dois mortos e três pessoas feridas. O incidente aconteceu no últomo dia 5.
O vídeo mostrando o momento da tragédia foi gravado por câmeras de vigilância e viralizou no Twitter. Confira abaixo:
Pelas imagens, é possível reparar que a o Tesla atinge alta velocidade. Após colidir várias vezes, o carro causou uma pequena explosão no último choque.
Entre as vítimas atingidas pelo veículo desgovernado, um estudante do ensino médio e um motociclista morreram.
Segundo a imprensa local, o motorista, identificado como Zhan, de 55 anos, estava estacionando o veículo quando este perdeu o controle sozinho.
Motivo do acidente ainda é desconhecido
De acordo com o jornal chinês Jimu News, as autoridades locais já descartaram a possibilidade de o acidente ter sido causado por consumo de drogas ou álcool por parte do motorista. Porém, elas ainda ainda não confirmaram, até o momento, o que causou, de fato, a perda de controle do Tesla Model Y.
Ainda segundo o jornal, um membro não identificado da família do motorista mencionou que ele havia tido problemas com o pedal do freio quando estava prestes a estacionar o veículo na frente da loja do parente. Isso foi negado por Zhan, no entanto.
Segundo uma filial da Tesla na China, o Model Y atingiu velocidade máxima de 150km/h.
Tesla se pronunciou sobre o ocorrido
No domingo (13), a Tesla afirmou que prestará assistência à polícia chinesa na investigação do acidente com o Model Y.
"A polícia está atualmente procurando uma agência de avaliação terceirizada para identificar a verdade por trás desse acidente. Vamos prover toda a assistência necessária".
Nota publicada pela Tesla
A Tesla ainda mencionou que os vídeos mostraram que as luzes de freio não estavam acesas quando o carro entrou em alta velocidade e que seus dados mostravam não ter havido nenhuma ação para pisar nos pedais de freio durante o momento da "pane" do veículo.
A Tesla já enfrentou reclamações de falhas de freio na China
No ano passado, um cliente insatisfeito repercutiu nas mídias sociais ao subir em um Tesla no salão do automóvel de Xangai para protestar contra a empresa.
O ato foi motivado após a montadora ter reprimido as reclamações feitas por ele sobre os freios com defeito envolvidos em um acidente com um carro Tesla.
Nesse caso, a montadora disse que as violações de velocidade estavam por trás do acidente, mas prometeu melhorar a forma como trata das reclamações de seus clientes.
Nós já dirigimos um Tesla Model Y; confira o vídeo!
- Acompanhe o VRUM no Youtube e no Dailymotion!