A redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), previsto para terminar no fim do mês, está sendo uma injeção de ânimo para o consumidor e para a indústria automotiva. Enquanto os empresários que trabalham com carros novos têm motivos para comemorar, as revendas de seminovos amargam queda nas vendas e um estoque 'encalhado'. Para discutir esse assunto, 80 empresários do setor se reuniram nesta terça-feira (07), na sede do Estado de Minas, com o consultor do mercado automotivo, Amos Lee Haris.
“Como superar as adversidade do mercado de veículos usados”
O especialista disse que é importante o empresário ver a oportunidade em um momento aparentemente difícil para o mercado de usados. O setor, segundo ele, ainda possui algumas vantagens sobre o segmento de veículos 0km. “Há um limite de absorção nas vendas de carros novos e a redução do IPI não é a solução eterna. Vai chegar uma hora que o Governo entenderá que o mercado de usados é tão importante quanto e que investimentos neste segmento deverão ser feitos”, comenta o palestrante. Para cada carro novo vendido no Brasil, três usados são comercializados. Amos diz ainda que o lojista precisa entender que não há concorrência entre o carro novo e o veículo usado, pois um negócio complementa o outro. Hoje, os empresários reclamam da dificuldade em aprovar a ficha de financiamento. Devido ao aumento no índice de inadimplência, os bancos restringiram o crédito para a compra de carro seminovo. “Há carros, há procura e clientes que querem comprar, o que falta é o crédito”, afirma Amos. Cerca de 70% dos carros usados dependem do financiamento para serem comercializados. A parceria da revenda com bancos e financeiras é uma ótima opção para diminuir o número de fichas de financiamento reprovadas.
Segmentar o negócio pode ser uma ótima saída, segundo o especialista. “Em São Paulo, por exemplo, há empresas que trabalham apenas com Kombi, outra só com Fiorino, outras só com picapes e elas estão passando tranquilamente por esse período, pois a segmentação é o diferencial delas”, explica.
Ter planejamento estratégico é uma das ações essenciais para sobreviver em um período de crise. Na palestra, Amos deixou claro que o conhecimento é uma das armas para driblar os momentos turbulentos da economia. Saber quais carros seminovos são os mais vendidos é um passo importante para administrar o negócio e evitar 'furadas'. O consultor também lembrou da força da mídia. “Anunciar o seu produto em sites especializados, como o Vrum, e em jornais, traz visibilidade. Se o seu cliente viu o carro na internet e vai pessoalmente conhecê-lo, a venda já está 50% processada”, diz. Mesmo com o advento das vendas online, o empresário não deve esquecer da loja física, ou seja, todas as informações e facilidades que o cliente teve para encontrar o carro na internet, deverão ser levadas ao local onde o veículo se encontra. O atendimento também é uma arma poderosa para ganhar o cliente.