Lançado há pouco no Brasil, o Fastback Abarth é um produto exclusivo para países da América Latina. Além do Brasil, o esportivo se destinará, majoritariamente, aos mercados integrantes do Mercosul. Desse modo, Estados Unidos, Canadá e Europa não estão na rota do modelo. Porém, isso não impediu que sites desses locais noticiassem o desenvolvimento dele: e os comentários dos leitores são bastante curiosos.
Nesse ponto, cabe destacar que, geralmente, costuma acontecer a situação contrária: muitos carros produzidos em outros países acabam não chegando a Brasil, o que geralmente resulta em vários comentários de potenciais consumidores nos portais de notícias. Porém, nesse caso, são os estrangeiros que estão cobiçando o Fastback Abarth, muito embora, aparentemente, parte da repercussão não seja exatamente positiva.
De qualquer modo, uma coisa é certa: o modelo deu o que falar. O site Carscoops, localizado nos Estados Unidos, chegou a colocar uma matéria sobre o lançamento em posição de destaque, como manchete. Até o título é curioso: "Fastback Abarth é o BMW X4 dos pobres na América do Sul", diz a publicação. Trata-se de uma alusão ao estilo cupê do esportivo da Fiat, fórmula que o luxuoso SUV alemão também adota.
Outro site estadunidense que repercutiu o veículo fabricado no Brasil foi o Nation World News. Nesse caso, a matéria tem título mais convencional: "Fiat continua expandindo a família Abarth com nova versão esportiva do Fastback". cabe destacar que essa gama de esportivos conta também com uma versão do Pulse. No mais, ambas as matérias informam os dados técnicos do modelo, como potência, torque, equipamentos e, claro, o preço.
Como os estrangeiros reagiram ao Fastback Abarth?
As reações ao esportivo foram mistas: parte do público perece ter aprovado a novidade, enquanto outra parcela respondeu com críticas. Entre os que gostaram do Fastback Abarth, está um comentarista que se identifica como Wayne Alan Carr Heyes: "tragam para o Reino Unido," diz. Outro que apreciou a novidade foi leitor Ric53: "eu definitivamente teria um desses, branco," opina.
Na outra ponta, houve também quem não gostou do SUV Coupé. Um dos críticos se identifica como Alexxx: "O (BMW) X4 é feio. E o Fastback Abarth também é... feio," comenta. Outro leitor, Dennis James, é ainda mais contundente: "Ele parece pior que aqueles carros chineses ridículos de 10 anos atrás", pontua.