Os tempos são outros. A Ferrari apresentou hoje o seu primeiro estudo de um veículo híbrido. A cobaia para o conceito foi o grã-turismo 599 GTB, que recebeu um sistema híbrido semelhante ao que equipa os monopostos de Fórmula 1, batizado como HY-KERS. O dispositivo instalado sob o piso, que não afeta o espaço interno dos dois passageiros, é composto por um motor elétrico auxiliar, capaz de auxiliar o V12 6.0 de 620 cv de potência e 61,9 kgfm a impulsionar o bólido. Dependendo do esforço mecânico e da velocidade do carro, o 599 GTB pode rodar apenas com tração elétrica, o que influencia positivamente os níveis de consumo e de emissões. É um sistema semelhante ao do Porsche 911 GT3R que também debuta em Genebra, cujo KERS foi desenvolvido em conjunto com a escuderia Williams.
Veja mais fotos da Ferrari 599 GTB Hybrid!
O motor elétrico trabalha acoplado na parte traseira do câmbio manual automatizado de dupla embreagem e sete marchas. O sistema em si pesa apenas 40 kg, uma preocupação essencial para não aumentar o peso ou comprometer o equilíbrio dinâmico do 599 GTB, e gera uma energia descrita apenas como superior a 100 cv. Deve dar uma boa força ao já excelente desempenho do cupê, que cumpre o zero a 100 km/ em apenas 3,6 segundos e alcança os 333 km/h.
O sistema pode ser utilizado como gerador de energia, captando a energia cinética gerada pelos freios para enviá-la às baterias, além de movimentar os periféricos do motor, como a direção assistida, o servo-freio, ar-condicionado, entre outros. Em nome da ecologia, a tradicional cor rubra do original foi substituída por um tom verde cítrico, mais ecológico.
Leia sobre outros lançamentos do Salão de Genebra
Audi A1.
Alfa Romo Pandion Concept by Bertone.
Bentley Continental Supersports Convertible.
Carlsson C25.
Citroën DS High Rider.
Citroën DS3 Racing.
Ford Focus Station Wagon.
Kia Sportage.
Lotus Elise 2011.
Mazda5.
Mazda6.
Mini Countryman.
Nissan Juke.
Opel Flextreme GT/E.
Opel Meriva.
Peugeot5.
Porsche 911 Turbo S.
Porsche 911 GT3 R híbrido.
Porsche 918 Spyder.
Porsche Cayenne.
Protoscar Lampo².
Renault Mégane CC.
Renault Twingo CC.
Seat IBE.
Seat Ibiza ST.
Subaru Impreza XV.
Subaru Impreza Cosworth.
Volkswagen CrossGolf.
Volkswagen CrossPolo.
Volkswagen Polo GTI.
Volkswagen Sharan.
Volvo S60.