UAI

Rara Ferrari de 1962 pode ser leiloada por mais de R$ 291 milhões; Por que é tão especial?

O carro foi pilotado pelo famoso automobilista Lorenzo Bandini

Publicidade
Veículo será leiloado no Sotheby’s em Nova York
Veículo será leiloado no Sotheby’s em Nova York Foto: Veículo será leiloado no Sotheby’s em Nova York

Os carros da Ferrari já são, naturalmente, bastante valiosos e caros. E se o modelo for um que correu na década de 1960 nas provas dos 1.000 quilômetros de Nurburgring e nas 24 Horas de Le Mans, sendo pilotado por ninguém menos que Lorenzo Bandini e Mike Parkes, os dígitos do preço, certamente, vão somar muito mais zeros. Pois bem, este é o caso desta Ferrari 330 LM, de 1962, que será leiloada em 14 de novembro. E quanto às estimativas sobre o preço? US$ 60 milhões – ou cerca de R$ 291 milhões, pelas cotações atuais.

Sim, o carro será um dos mais caros da história. E falando exclusivamente dos da Ferrari, ele perderá apenas para uma 250 GTO de 1963, que arrecadou US$ 70 milhões em uma venda privada em 2018.  

Mas será que seu histórico nas pistas de corridas é suficiente para garantir tamanho prestígio (e dinheiro)? Pelo visto, sim. Afinal, o modelo é um dos mais cobiçados entre os colecionadores e entusiastas. Além disso, esta Ferrari é a única 330 LM de fábrica existente no mundo inteiro, a qual já ganhou diversos prêmios renomados do universo automobilístico.

Um pouco do histórico desta Ferrari 330 LM

A Ferrari 330 LM foi fabricada em 1962, sendo equipada com motor V12 4.0 litros, alimentado por seis carburadores 42 DCN. O conjunto garantia 390cv de potência e velocidade máxima 280km/h. Hoje, os números não parecem tão extraordinários assim, mas, para aquela época, eles, certamente, eram. O veículo tem amortecedores telescópicos, molas coaxiais e uma estrutura tubular de aço.

Naquele mesmo ano, o carro foi pilotado pela dupla Lorenzo Bandini e Mike Parkes nas 24 Horas de Le Mans de 1962. Na competição, ele chegou apenas à volta 56, pois os pilotos tiveram de desistir após sofrerem uma queda com o veículo.

Ainda em 1962, a Ferrari 330 LM correu nos 1.000 quilômetros de Nurburgring e terminou em segundo lugar geral. Em 1963, o carro continuou a competir antes de ser vendido em 1964 e ter seu V12 de 4.0 litros substituído por uma unidade menor de 3.0 litros, que lhe permitiu competir nas corridas italianas de GT.

Com o passar do tempo, a 330 LM chegou também a ser propriedade do presidente do Ferrari Club of América, até que foi vendida na década de 1980 e permaneceu na mesma coleção durante 38 anos.

Por fim, esta Ferrari também já recebeu o prêmio FCA Platinum, o prêmio Coppa Bella Machina no Cavallino Classic e o prêmio Best in Show do Amelia Island Concours d'Elegance. A conquista mais recente foi em 2011, quando terminou em segundo lugar na classe GTO no Pebble Beach Concours d'Elegance.

  • Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, dicas e testes