Se ser dono de uma Ferrari já é um motivo para se gabar, imagine ser dono de um modelo exclusivo da marca italiana, o único no mundo? Pois bem, este é o caso de um cliente ricaço da montadora que mora em Taiwan, no Leste da China. O sortudo encomendou um modelo feito sob medida: o SP-8, que foi baseado na Ferrari F8 Spider, mas teve a capota rígida retrátil retirada, o que o transformou em um exclusivo roadster, um veículo de dois lugares sem teto, sem janelas retráteis e com o para-brisa aparafusado, ao invés de integrado à carroceria.
Atualmente, o SP-8 se encontra em exposição na Itália, no autódromo de Mugello, e lá permanecerá até o fim do evento Finali Mondiali Ferrari 2023, em 30 de outubro. Em seguida, irá para o Museu Ferrari, em Maranello, onde ficará exposto de 16 de novembro a março de 2024. Só depois disso, então, ele irá, finalmente, parar na garagem de seu dono.
SP-8 traz várias diferenças em relação à Ferrari F8 Spider
E antes que você possa pensar, o SP-8 não é uma mera versão roadster do F8 Spider. Na verdade, o novo modelo também conta com diversos detalhes exclusivos, como carroceria em dois tons de cinza, faróis remodelados com novas máscaras e lentes, entre outros.
Conforme a marca confirmou, o para-brisa e as pontas do escapamento também são diferentes, tendo sido derivados do 296 GTB. Há também grade frontal de alumínio feita a partir de um único molde impresso em 3D com faixas verticais.
Além disso, a ausência de capota retrátil permitiu que a equipe de design da marca, liderada por Flavio Manzoni, alongasse a linha de cintura do veículo e criasse um visual renovado para a traseira da Ferrari SP-8. Nessa parte, as mudanças incluíram dois pares de lanternas mais achatadas, herdadas da Ferrari Roma, mas com lentes exclusivas.
Além dos dois tons de cinza em uma combinação de argento micalizzato fosco com seções de fibra de carbono, a carroceria da Ferrari SP-8 também conta com acabamento em arenito azul brilhante. As rodas, por sua vez, têm pegada retrô e acabamento cinza fosco, sendo uma versão moderna das rodas da F40.
No interior, o seletor de marcha é novo e foi incorporado a partir de uma mudança no console central. Outros destaques incluem revestimento em alcântara azul marinho com tecido em efeito degradê, acabamentos amarelos e emblema SP-8 colocado acima do porta-luvas.
Motorização é a mesma da F8 Spider
Na mecânica, a nova Ferrari SP-8 não traz novidades, mantendo o mesmo V8 3.9 litros central da F8 Spider. Com esse conjunto, são entregues, ao todo, 710cv de potência e 78,5kgfm de torque, sempre com tração traseira.
- Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas