UAI

Ferves Ranger: o pequeno utilitário projetado por Carlos Ferrari

Ferves Ranger foi fabricado na Itália entre 1965 e 1970. Além do sobrenome do seu criador, marca tem outro ponto em comum com a Ferrari

Publicidade
Ferves Ranger 1970 tem tração 4x4
Ferves Ranger 1970 tem tração 4x4 Foto: Ferves Ranger 1970 tem tração 4x4

Com jeitão de carrinho de parque de diversões, o Ferves Ranger foi um valente utilitário fabricado na Itália entre 1965 e 1970. Apesar de ter o mesmo sobrenome do Enzo, o criador da Ferves, Carlos Ferrari não tem parentesco com o fundador de uma das mais famosas marcas esportivas do mundo.

Aliás, Ferves é um acrônimo para FERrari VEicoli Speciali. Mas, aparentemente, a marca gostava dessa confusão de nome com a Ferrari. Ou seria pura coincidência o símbolo da Ferves ser um "tourinho rampante", o mesmo gesto do cavalo da Ferrari?

Utilitário usava diversos componentes da Fiat

Apesar de ser um subcompacto, o Ferves Ranger podia transportar quatro pessoas. O utilitário projetado por Ferrari tinha chassi próprio, mas utilizava sistemas de suspensão, freios e direção do Fiat 600. Já o motor era o usado no Fiat 500 , um dois cilindros com apenas 18cv de potência, conjugado com câmbio manual de quatro marchas.

No início o modelo tinha apenas tração traseira, mas, a partir de 1967, havia uma versão com tração nas quatro rodas. Mesmo com a adoção de um câmbio de cinco marchas, a velocidade máxima do Ferves Ranger não passava dos 75km/h, já que o diferencial era bem "reduzido".

De acordo com o site Silodrome, o Ferves Ranger é surpreendentemente hábil sobre terrenos acidentados, sendo o baixo peso e as proporções diminutas um dos seus principais aliados para acessar locai que os veículos maiores não conseguem.

Ferves Ranger é considerado um modelo raro

A carroceria é feita em aço e alumínio, com rebites aparentes. O Ferves Ranger é um utilitário conversível, mas possui capota em lona que pode ser instalada. A moldura do para-brisa é escamoteável e as pequenas portas são estilo "suicida" (com abertura para trás). Já o estepe foi fixado na traseira. O interior é simples, com bancos em vinil e estrutura em aço.

Estima-se que não mais que 600 unidades do Ferves Ranger foram construídas, sendo que apenas 50 sobreviveram, o que faz o modelo relativamente raro. Um unidade ano 1970 totalmente restaurada está prestes a entrar em leilão na França pelo RM Sotheby's. A expectativa é que o veículo seja arrematado por algo entre 40 mil e 60 mil euros.

https://www.dailymotion.com/video/x8hfehd