Ao que tudo indica, o Fiat 500 vai acabar formando uma bela família, a exemplo do Mini, que já originou a partir de sua carroceria hatch muitos outros modelos: conversível, furgão, perua, crossover, cupê e roadster. No início do mês, a Fiat lançou no mercado europeu o 500L. A perua é a primeira variante feita a partir do pequenino 500, se desconsiderarmos o modelo conversível (não disponível no Brasil). E vem mais por aí. O próximo integrante da família, o crossover 500X, será apresentado no Salão de Paris, no fim de setembro.
Voltando ao 500L (a perua!), a intenção da Fiat foi mesmo ter um veículo familiar, apesar de compacto e estiloso. De acordo com os projetistas, o comprimento médio dos carros na Europa é de 4,10 metros. A peruinha tem 4,15m, 9cm a mais que o Punto. Porém, a Fiat garante que o 500L acomoda melhor cinco pessoas e bagagem. O espaço no habitáculo é bom com 2,61 metros de distância entre-eixos. Já o da bagagem, com volume declarado de cerca de 400 litros, é apenas suficiente.
Para obter mais praticidade, os bancos da 500L têm regulagem longitudinal, podendo favorecer tanto o espaço traseiro quanto o bagageiro. Quando o banco traseiro é rebatido, o compartimento de carga fica plano. O banco do passageiro dianteiro também pode ser rebatido, permitindo carregar um objeto de até 2,4m. Para organizar toda a tralha, o espaço para carga pode ser separado em três nichos. A generosa área envidraçada favorece a boa visibilidade e a luminosidade, reforçada pelo teto solar de 1,5 metro quadrado de área. No centro do painel estiloso, destaca-se a tela de 5 polegadas que comanda o sistema multimídia, que traz inclusive telefonia (com leitor de mensagens SMS), além de notícias do trânsito e tempo.
Não são os vários acessórios projetados pelo Centro de Estilo da Fiat e produzidos pela Mopar, nem o sistema de som em alta definição que chamam a atenção no Fiat 500L, mas, sim, a máquina de café expresso projetada em parceria com a Lavazza, feita sob medida para a perua. São três motorizações disponíveis. O mais “ecológico” é o TwinAir de 0.9, motor turbo bicilíndrico que desenvolve 106cv de potência e emite 112g/km de CO2. As demais opções são outro motor a gasolina, um 1.4 de 96cv, e um 1.3 turbodiesel de 86cv.