No último sábado (19), um Fiat 8V Berlinetta Zagato de 1953 foi arrematado em leilão por nada mais nada menos que US$ 2,9 milhões (aproximadamente, R$ 14,4 milhões). O modelo vendido em Monterey, Califórnia, pela RM Sotheby's, é super exclusivo, sendo um dos 25 Fiat 8V berlinettas com carroceria feita pela Zagato e, provavelmente, o único a ser equipado com o motor de competição Tipo 104.004.
O comprador anônimo que arrematou o Fiat 8V Berlinetta bateu o recorde anterior de preço de um Fiat vendido em leilão. Até então, o recorde pertencia a um 8V Vignale vendido pela Finarte em 2018, por 2,21 milhões de euros, o equivalente a R$ 11,8 milhões. Por 69 mil euros a mais (R$ 2,6 milhões), o 8V Berlinetta agora assume a liderança.
Qual a história do Fiat 8V Berlinetta Zagato 1953 leiloado?
O Fiat 8V Berlinetta Zagato de 1953 já viveu diversas experiências. Só com donos registrados pela empresa de leilões, o modelo teve quase 10. Saiu de Turim, na Itália, quando foi lançado, passou por donos espanhóis, belgas, norte-americanos da Califórnia e do Harlem. Até que chegou ao Monterey Car Week, nos Estados Unidos, onde foi leiloado no fim de semana.
O 8V Berlinetta leiloado foi vencedor do Villa d'Este Concorso d'Eleganza, recebeu prêmios no Unique Special Ones de 2011, em Florença, também na Itália, e no Chantilly Concours d'Elegance de 2015. Além disso, foi exibido no Pebble Beach Concours d'Elegance de 2009 e ficou em 2º lugar na sua categoria, em 2016, no no mesmo concurso. Por fim, de 2010 a 2012, o Fiat 8V Berlinetta completou com sucesso o Mille Miglia Storica (Mil Milhas Históricas).
Além das competições, esse 8V Berlinetta passou por três décadas de armazenamento preservado pelos seus donos e manutenção constante, além de reforma de três anos pelas mãos de uma das empresas de restauração mais respeitadas da Europa.
E quanto aos detalhes técnicos do modelo?
O Fiat 8V Berlinetta de 1953 traz exclusividade também na motorização: esse é o único modelo Fiat feito com motor V8. O motor tem 1.996cm³, quatro cilindros, duas válvulas por cilindro e dois carburadores Weber. Além disso, esse modelo tem potência máxima de 127cv, ou seja, 22cv a mais que a versão básica, afinal, passou por aprimoramentos como taxa de compressão aumentada, pistões forjados e válvulas sobredimensionadas no motor.
Pode não parecer tanta potência para os dias de hoje, mas na década de 1950 era um carro de destaque se formos pensar que ele já atingia os 200km/h. Além disso, o modelo é equipado com caixa de câmbio manual de quatro marchas e é um dos oito únicos exemplares que ostentam o famoso teto ondulado típico da Carrozzeria Zagato da década de 1950.
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