UAI

Fiat ajustará motor 2.0 diesel da Toro para resolver impotência

Potência e torque da Fiat Toro 2.0 diesel subirão de 170cv e 35,7kgfm para 200cv e cerca de 48kgfm, aliviando elevação das rotações do motor já na arrancada

Publicidade
Fiat ajustará motor 2.0 diesel da Toro para resolver impotência
Fiat ajustará motor 2.0 diesel da Toro para resolver impotência Foto: Fiat ajustará motor 2.0 diesel da Toro para resolver impotência

Um dos dilemas da excelente caminhonete Toro da Fiat é a arrancada. Para tirá-la da inércia, é preciso elevar as rotações do motor a diesel, nas versões com câmbio manual, para não deixá-lo apagar. Isso com apenas o motorista, ar-condicionado desligado e caçamba vazia. É preciso estar atento o tempo todo para não pagar mico. Imagine com carga máxima, que é de uma tonelada. O motor 2.0 a diesel tem 170cv de potência máxima e 35,7kgfm de torque. E não é suficiente para ela, pois o peso é de mais de 1.700kg. Mas a potência deverá ser elevada para cerca de 200cv e o torque em torno de 48kgfm.

 

Os testes estão sendo feitos em modelos que transportam carga superior a uma tonelada e o comportamento tem sido outro na arrancada. Curioso é que os fabricantes sempre alardeiam no material distribuído à imprensa, por ocasião do lançamento, informando que rodaram milhares de quilômetros com um determinado modelo antes de colocá-lo à venda. E ainda dão uma mancada dessas.

 

Dimensionamento do motor 2.0 Multijet diesel não é suficiente para a picape, que pesa mais de 1.700kg

Não há data prevista para a alteração, mas não deverá demorar muito. Faltam apenas ajustes para que as emissões se mantenham dentro do padrão exigido.