O Fiat Panda vai mudar de nacionalidade. A marca italiana divulgou que irá investir 700 milhões de euros - cerca de R$ 1,6 bilhão - para reativar a planta de Pomigliano na Itália, que será responsável pela fabricação da nova geração do compacto, um dos mais bem sucedidos modelos da Fiat. Com o início da produção agendado para o segundo semestre de 2011, o modelo Nuova Panda deixará de ser produzido na planta de Tichy, na Polônia.
Serão até 280 mil unidades produzidas em um ciclo intensivo, dentro do plano de expandir a produção doméstica da Fiat em até 50% em três anos, de 600 mil carros para 900 mil. Atualmente, a fábrica italiana tem capacidade instalada para 240 mil unidades, mas produziu apenas 36 mil veículos entre os Alfa Romeo 159, 147 e GT. No dia 9 de abril a Fiat vai realizar um encontro com sindicatos locais para entrar em acordo sobre a redução em 10% da força de trabalho de Pomigliano, atualmente em 5.200 funcionários.
O Panda é o compacto mais vendido da Europa. Desde o lançamento da atual geração em 2003, foram vendidas mais de 1,6 milhão de unidades. Com a transferência, a Fiat Auto Poland fica responsável pela fabricação do 500 (e do Ford Ka, companheiro de plataforma), carrinho lançado em 2007 que alcançou a marca de 500 mil unidades fabricadas nesta semana.